Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

sexta-feira, 28 de março de 2014

Organizando sua empresa



Seria uma pretensão muito grande desejar dissertar sobre "organizar uma empresa" em um único texto. O assunto é extenso, deve ser abordado cuidadosa e profundamente. Aqui faremos a abordagem de um só tópico, o qual bem administrado lhe proporcionará segurança, economia e lhe evitará sérias dores de cabeça.


Falaremos da movimentação de todos os documentos que passam por sua empresa: notas fiscais de entrada (compras), notas fiscais de saída (vendas), recibos, cheques, duplicatas pagas e a pagar, duplicatas recebidas e a receber, extratos bancários, documentação de funcionários, guias de impostos, contrato social com todas as alterações, Certidões Negativas de Débitos (CND’s), Imposto de Renda, dentre outros.


Você sabe onde estão todos esses documentos que citei acima? Estão no escritório de contabilidade? Na sua empresa em gavetas, armários, pastas, caixas? Se você sofresse uma fiscalização rigorosa neste momento, em poucos minutos você disponibilizaria para o fiscal toda a documentação solicitada? Se um fornecedor lhe cobrasse uma duplicata que não foi paga, você rapidamente encontraria o comprovante do pagamento? Seu sistema de cobrança junto a clientes é confiável? 

Desejando participar de uma concorrência pública para fornecer seus produtos ou serviços, você consegue reunir rápida e seguramente toda a documentação solicitada no edital?


Faça um exame amplo e profundo sobre a organização dos documentos de sua empresa.
 

Eu não recomendo que os documentos de sua empresa fiquem no escritório de contabilidade. Você é o guardião dos documentos de sua empresa, não o seu contador. Estamos em 2014. Não é mais o tempo dos "guarda livros". A contabilidade é uma matéria técnica, o contador é o técnico que vai praticá-la, executando a parte dele, orientando-o para que você execute a sua. Cada uma das partes deverá assumir as suas responsabilidades. Esqueça o velho chavão: "A responsabilidade é do contador". Ambos são responsáveis e ele não é o guardador de seus documentos. 

Crie juntamente com seu contador uma rotina com datas bem definidas para o envio da documentação a ser contabilizada e para seu retorno para sua empresa. Siga este fluxo rigorosamente. Quais documentos enviar? Em que datas? Se necessário estabeleça 3 datas mensais para o envio e datas para retorno, para o devido e correto arquivamento em sua empresa.


Crie um local adequado para a guarda dos documentos por setor. Cada empresa tem suas particularidades. Em algumas, o setor financeiro cuida de contas a pagar e receber; outras possuem um setor para cada um destes serviços. Departamentos de Recursos Humanos, devem fazer a guarda dos documentos de funcionários. Não possuindo RH próprio, estes documentos deverão ser guardados na Administração. 

Empresas que possuem setor próprio de contabilidade e escrita fiscal, deverão guardar nestes departamentos as notas fiscais de compra e venda, bem como as guias de impostos. Caso utilizem escritórios de contabilidade externos, deverão guardar estes documentos nos respectivos departamentos de compras e de vendas.


Os documentos devem ser separados por tipo e por mês/ano. As notas fiscais de compra deverão ser separadas das notas fiscais de venda e de demais documentos e agrupadas em pastas por mês/ano. Contas pagas devem ser agrupadas por mês/ano de pagamento, preferencialmente por ordem de data. Analogamente para as contas recebidas. Contas a pagar agrupadas por ordem de vencimento em pastas separadas das contas a receber.


Documentação de funcionários: cada funcionário deverá ter uma pasta com todos os seus documentos, desde seu ingresso na empresa até a data atual. Holleriths, recibos, carteira de vacinação de filhos, atestados, faltas abonadas, controle de férias, advertências e ocorrências inclusive disciplinares e incluindo sua rescisão (quando for desligado da empresa). Mantenha dois arquivos: um para funcionários na ativa e outro para desligados.


É importantíssimo você manter original e uma cópia autenticada do Contrato Social desde a abertura da empresa, passando por todas as alterações até a presente data.


Crie o hábito de mensalmente emitir via Internet uma Certidão Negativa para cada área, a saber: Receita Federal (Certidão Conjunta), FGTS, INSS, etc. Estou me referindo às certidões com emissão gratuita. As certidões pagas, você deverá emiti-las a cada 6 ou 12 meses para não onerar a sua empresa; mas lembre-se: é necessário emitir. Com esta prática, se houver qualquer problema, em qualquer área de sua empresa junto aos órgãos governamentais, o mesmo estará ocorrendo há menos de 30 dias, o que facilitará sua solução.  Se você não tem o hábito de emitir as certidões mensalmente, quando for emitir por qualquer razão, um problema simples poderá já estar instalado há meses e até anos (deixando sua empresa exposta a Autos de Infração, com possibilidade de envolvimentos de caráter criminal, como sonegação, por exemplo), e agora com difícil solução e com possíveis multas com altos valores.


As sugestões acima certamente proporcionarão uma organização sistemática de toda a documentação da sua empresa, que resultará em inúmeros benefícios, conforme evidenciado nesse breve texto.

Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br