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quinta-feira, 22 de maio de 2014

Saber Ouvir e saber Falar – Como atender melhor seus clientes



Com grande frequência nos deparamos com as seguintes situações:


Chegamos à uma padaria e pedimos para a balconista 300 gramas de mussarela, 300 gramas de presunto, 8 pães "bem branquinhos" e 4 pães doces. Ao pesar a mussarela a atendente pergunta "o que mais?", depois "quantos pães?" e "bem branquinhos" ela nem lembra...e por fim esquece o pão doce. E precisamos repetir e algumas vezes falar tudo por 3 ou 4 vezes até conseguir finalizar o pedido.


Há casos em que a pessoa que o atende (pessoalmente ou por telefone) pergunta seu nome inúmeras vezes e chega até chamá-lo por outro nome.


Um profissional da saúde que mal olha para você, ficando o tempo todo com a cabeça baixa, anotando alguma coisa sem prestar atenção no que você diz e em menos de 5 minutos emite uma receita de medicamentos.


Existem algumas pessoas que sentem uma necessidade mórbida em dar respostas para tudo, em dar soluções para tudo, sempre o mais rápido possível (para aplacar a ansiedade do interlocutor e muitas vezes a própria ansiedade), não dando importancia à qualidade e eficácia do que foi dito ou feito. 


Muitas vezes um funcionário tem algo importante para dizer e não o faz ou faz mal feito... Em parte por não saber expressar-se bem (isto é outro assunto que abordaremos em outro momento), mas muitas vezes porque acha que seu interlocutor não o ouvirá com o devido interesse.


A falta de qualidade no "saber ouvir e no saber falar" está presente em diversos relacionamentos: patrão-empregado, cliente-fornecedor, chefes-subordinados, pai-filho, marido-mulher e até socialmente. Necessidade de falar o tempo todo é sinal de insegurança e de falta de respeito aos ouvintes, nos relacionamentos citados.


Importante aprendermos a ouvir:


. Fazê-lo com atenção, utilizando todos os demais sentidos além dos ouvidos.


. Prestar atenção no gestual de quem fala (a postura traz muitas informações).


. Atentar para os olhares daquele que nos dirige a palavra.


. Observar o tom de voz, a velocidade na emissão das palavras, a respiração de nosso interlocutor. 


Cada um desses parâmetros nos traz informações tão ou mais importantes que as próprias palavras. Alterando-se qualquer desses parâmetros citados, altera-se até o contexto daquilo que nosso interlocutor está querendo dizer, como demonstramos a seguir.


Leia a frase abaixo em voz alta:


"Eu não disse que ele roubou o relógio".


Agora leia-a novamente, sempre aumentando a voz (enfatizando) a parte que estiver em negrito e reflita sobre o quanto muda o sentido da frase simplesmente mudando a entonação em cada pedaço da mesma. Para facilitar, faço o comentário ao lado.


Eu não disse que ele roubou o relógio. Se você não disse, então quem disse?

Eu não disse que ele roubou o relógio. Você não disse...mas pensou ?

Eu não disse que ele roubou o relógio. Que ELE roubou...então quem roubou?

Eu não disse que ele roubou o relógio. Roubou...então, pegou emprestado?

Eu não disse que ele roubou o relógio. O relógio...então foi o anel?



Imagine o tempo perdido e o retrabalho advindos da falta de qualidade em ouvir. Cabe dizer que deve existir um interesse daquele que está ouvindo em entender o que está sendo dito. Nunca devemos interromper nosso interlocutor, a menos que seja extremamente necessário. Após ouvirmos, se não entendermos a mensagem, deveremos fazer as perguntas necessárias para agirmos em função daquilo que foi dito.


Aquele que ouve com atenção, com interesse, dificilmente deixa de entender o que foi dito e aumenta muito a chance do sucesso daquela comunicação. A recíproca não é verdadeira: causa-nos nervosismo e indignação quando nos deparamos com um ouvinte que demonstra a todo instante que está nos atendendo sem qualquer vontade ou interesse naquilo que estamos expondo. 


Saber ouvir e falar é uma arte, a qual devemos cultivar diariamente para melhorarmos a qualidade de nossa comunicação e consequentemente do nosso trabalho.

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