Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Transportadoras - Como otimizar a compra de veículos para ter maior lucro, maior satisfação dos clientes e reduzir riscos operacionais.

A troca da frota de veículos é assunto complexo e crítico sempre. Muitos estudos, muitos detalhes, muitos fatores envolvidos, inclusive altos custos de investimentos e despesas.

Por um lado não se pode deixar os veículos da empresa serem sucateados, sem que haja bons motivos, comprovadamente. Por outro lado, na atual conjuntura do país, vendas em baixa, poucos investimentos produtivos, com conseqüentes dificuldades na negociação dos fretes, não dá para se determinar qual a nova frota ideal, sem analisarmos TODOS os fatores envolvidos na aquisição e utilização dos veículos.

Para o estudo em questão, deverá se levar em conta diversos parâmetros. Citamos alguns, como exemplo:

01-tempo médio de vida de sua frota atual (há quanto tempo você não troca sua frota).

02-valor gasto mensalmente com manutenção corretiva.

03-desvalorização da frota atual (em quanto por cento desvalorizaram-se seus veículos e em quanto tempo).

04-valor do investimento total para a troca (levar em conta a receita advinda da venda dos veículos e do estoque de peças de reposição atuais).

05-prazo de pagamento para a nova aquisição (seu fluxo de caixa).

06-tempo de vida útil estimado para ocorrer a próxima troca de frota.

07-gastos adicionais com documentação, ipva, seguro, etc..

08-dados técnicos, financeiros e opinião de usuários sobre as opções de veículos disponíveis no mercado (procure revistas especializadas, converse com gerentes de empresas que também possuam frota, avalie a satisfação dos usuários em artigos especializados, consumo, tempo de garantia, reclamações generalizadas sobre os veículos, desempenho, recalls, satisfação dos usuários quanto à rede de concessionárias, custo de manutenção em garantia e fora dela)Consulte as montadoras, quando necessário.

09-histórico de quebras importantes, com paralisação do veículo (determinadas ocorrências precisam ser consideradas no momento de se escolher este ou aquele veículo).

10-histórico de acidentes causados por questões operacionais (defeitos considerados crônicos e até motivo de recalls, que podem causar acidentes sérios).

11-gastos com a identificação visual dos novos veículos (adesivos e pintura específica para identificação da empresa).

12-no caso de veículos de carga, gastos com carroceria e afins.

13-considerar relatos dos motoristas e queixas sobre cada veículo (os motoristas sempre tem algo a relatar sobre seus veículos, com suas queixas mais importantes. Isto poderá trazer informações valiosas para ajudar na decisão quanto a recompra ou não de determinado veículo).

14-considerar o possível benefício de marketing, quando a nova frota estiver nas ruas.

Muito cuidado com as garantias (algumas chegam até 6 anos). É preciso checar se os estoques de peças são adequados, se a mão de obra é qualificada, se o valor de revenda não cai desproporcionalmente às demais marcas, se o fabricante valoriza a marca dele na recompra do veículo usado, se há satisfação dos usuários da marca, etc.

O estudo geral de toda a frota é indispensável, considerando-se todos os parâmetros acima.

Você poderá encontrar a melhor solução para a tão necessária otimização de sua frota.

Ao decidir trocar sua frota, recomenda-se a ajuda de um consultor independente que tenha comprovada experiência no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br