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terça-feira, 26 de maio de 2015

Gestão de empresas - Ferramentas imprescindíveis para o sucesso financeiro.

Frequentemente, observa-se o proprietário de um pequeno ou médio negócio, afastar-se da gestão de seu empreendimento e voltar-se mais para o "fazer".

Sabemos que dedicando-se mais às tarefas de rotina da empresa, o negócio pode parecer ter maiores chances de progredir, mas acabam esquecendo-se da gestão.

Ao gestor cabe ficar no "estratégico" e deixar o "operacional" para as equipes treinadas para realizar cada tarefa. É muito importante o gestor de vez em quando "entrar" na rotina, para checar e corrigir o que for necessário. Mas a maior parte do tempo disponível, o gestor precisa gerir seu negócio, para que este prospere consistentemente.

Uma boa gestão precisa de algumas ferramentas que considero imprescindíveis:

a-) Agenda de Contatos, separada por assunto: pedreiros, carpinteiros, eletricistas, encanadores, clientes, fornecedores diversos separados por produtos que fornecem, etc

b-) Fluxo de Caixa: relatório diário com saldo anterior, uma coluna para as contas a pagar, outra para contas a receber, subtotalizadas por data e a última coluna com o saldo. Aqui vai uma dica: sempre que puder, agende suas contas a pagar para os dias 10, 20 e 30 de cada mês ou faça semanalmente (por exemplo todas as quintas-feiras). Desta forma, você terá mais de 20 dias úteis entrando dinheiro no caixa e 3 ou 4 saindo. Contas como energia, água, condomínio, aluguel, posto de combustível, mecânicos, fornecedores diversos (pedreiros, pintores, etc), tudo isto pode ser agendado para ser pago nestes 3 dias do mês. Quanto aos fornecedores, isto dependerá de seu "jogo de cintura" com cada um deles.

c-) Balancete mensal: 3 relatórios.

O primeiro consiste em mostrar o resultado do período, se deu lucro ou prejuízo. Para isto você precisa ter os custos dos seus produtos (ou serviços) totalmente atualizados. Então, o relatório deverá constar de cada produto (ou serviço) vendido, quantidade vendida, custo unitário, custo total, venda média unitária, venda total, resultado (venda - custo).

O segundo relatório demonstra as despesas ocorridas (contas pagas) por tipo de despesa: energia elétrica, água, aluguel, salário, impostos sobre salários, impostos sobre vendas, condomínio, combustível, viagens, etc. Você precisa ter este relatório expresso em 12 colunas (mês a mês) e uma coluna final com o total do ano para cada tipo de despesa. Esta forma é a mais indicada para sua melhor visualização e tomada de decisão na hora de planejar os necessários acertos financeiros ou estratégicos.

O terceiro relatório é a Posição de Caixa. Este relatório começa sempre com o "Saldo Anterior". A seguir você expressa as entradas (recebimentos) em cada modalidade (cheque, dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito, depósito em conta corrente).  Depois você expressa as saídas (pagamentos) em cada modalidade (cheque, dinheiro, cartão de débito, débito em conta corrente). Em seguida, calcula o "Saldo Atual" = Saldo Anterior + Entradas - Saídas.

Parte-se então para a "Apuração do Caixa", ou seja, conferir se juntando todos os recursos disponíveis a somatória dará o "Saldo Atual Calculado". Soma-se o dinheiro em caixa e os saldos dos bancos. São estes os lugares de onde saiu dinheiro e para onde entrou dinheiro. Esta soma necessariamente tem que dar igual ao "Saldo Atual Calculado" e ele expressa uma disponibilidade imediata de dinheiro para a empresa.

Próximo passo: apurar quanto de deve e quanto se tem a receber nas diversas modalidades. A receber: duplicatas, cheques pré-datados, cartão de crédito (líquido). A pagar: por tipo de conta (água, energia elétrica, salários, combustível, etc...). Tanto no contas a pagar quanto receber, recomenda-se fazer 6 colunas (atrasados, mês anterior, mês atual, mês seguinte, total dos meses subsequentes e total final) para se ter uma ideia de quanto e quando este dinheiro entrará/sairá da empresa. Eles representam uma entrada/saída estimada, pois ninguém pode garantir que todos pagarão e que você pagará à todos, caso o seu fluxo não permita.

Isto vai te dar a prioridade para fazer as cobranças e estabelecer os cortes nos créditos dos clientes inadimplentes. Caso você tenha dívidas a pagar, procure equacionar o problema para começar a saldar seus credores.

Penúltimo passo: Apurar os estoques a preço de custo. O estoque precisa estar sempre sendo controlado, por razões óbvias. O contato com o estoque deve ser frequente, evitando produtos avariados, fora do prazo de validade, mal acondicionados (embalagens danificadas), mal estocados, etc... Ao cuidar do estoque, não esquecer: estoque é patrimônio de curto e médio prazo.

Último passo: avaliação do patrimônio (imóveis, veículos, equipamentos, etc).

POSIÇÃO FINANCEIRA

Saldo Anterior:   
Entradas:             din+che+chepre+cartão déb+cartão créd+cre em conta          
Saídas:                din+che+chepre(pago)+cartão déb+deb em conta    (*)  
Saldo Atual:         (Saldo Anterior + Entradas - Saídas)     (1)

(*) o pagamento do cartão de crédito foi feito em din ou che ou débito em conta, por isso não consta aqui

DEMONSTRATIVO DA POSIÇÃO FINANCEIRA

Saldo em Caixa  :
Saldo em Bancos:
Saldo Atual:         (Caixa + Bancos)    (2)

(2) tem que bater com o Saldo Atual Calculado (1)

Total de Contas a Receber:  (3)
Total de Contas a Pagar  :    (4)
Sub-Total (2) + (3) - (4):        (5)
Receber em Atraso:              (6)
Pagar em Atraso:                  (7)
Sub-Total  (5) + (6) - (7):       (8)
Estoques:                              (9)
Patrimônio:                           (10)
Total Final (8)+(9)+(10)       (TF)
TF expressa exatamente a sua situação financeira. Se no mês seguinte este TF der menor que o mês anterior, você "está mais pobre"; se der maior, você "está mais rico". Simples assim, como tem que ser a gestão de uma empresa: SIMPLES E EFICAZ.
Esta conta não tem como dar errado. Ela trabalha de forma simples com todos os números da empresa, sem desprezar nada.
IMPORTANTE: No CONTAS A RECEBER EM ATRASO, você pode (e deve) considerar apenas os recebimentos em atraso normal e descartar os recebimentos duvidosos.
d-) Mensurar os valores que você deveria ter recebido há mais de 6 meses e não recebeu. Estes, você deve considerar PERDIDO. Coloque advogado para receber, mas de antemão, considere prejuízo. Neste caso, a apuração é simples:
1-) Apure o total de vendas no período equivalente ao período de recebimento considerado. Exemplo: Estamos em maio. Então, os 6 meses anteriores ao mês retrasado são setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Some o que você tem a receber vencido nestes meses. Agora some o faturamento referente aos meses em que estes valores (inadimplentes) foram vendidos. Se você apurou um faturamento de R$ 1.000.000,00 nos períodos que geraram as tais vendas e uma dívida de R$ 30.000,00 (a receber) em seis meses. Significa que nos últimos seis meses (sem contar o mês passado e o retrasado), você deixou de receber 3% e estes estão "perdidos", você os entregará para um advogado receber.
Primeira orientação: Esses 3% deverão ser colocados no seu custo, acompanhados mensalmente na tentativa de diminuí-los, assim você pode reduzir seu valor de venda (já que o custo também diminuiu) e ficar mais competitivo no mercado.
Segunda orientação: faça uma cobrança diária dos meses passado e retrasado, trazendo este dinheiro para seu caixa e evitando que estes casos cheguem nos 6 meses que serão dados como perdidos definitivamente.
Se você tiver dúvidas em como utilizar estas ferramentas de gestão tão importantes, não hesite em nos contatar por telefone ou email. Teremos prazer em orientá-lo adequadamente.

Exemplos de algumas planilhas:

Fluxo de Caixa
Data       Histórico                           A Pagar  A Receber          Saldo
Saldo Anterior Caixa                                                                   999.999
Saldo Anterior Bancos                                                                999.999
Saldo Total Caixa + Bancos                                                     999.999

11/11/11 XXXXXXXXXXXXXX            99.999                            999.999
11/11/11 XXXXXXXXXXXXXX                              99.999          999.999
11/11/11 XXXXXXXXXXXXXX                              99.999          999.999
Sub-Total Dia 11/11/11                      99.999       99.999          999.999
     
12/11/11 XXXXXXXXXXXXXX           99.999                             999.999
12/11/11 XXXXXXXXXXXXXX                              99.999          999.999
12/11/11 XXXXXXXXXXXXXX                              99.999          999.999
Sub-Total Dia 12/11/11                     99.999         99.999          999.999

Total Final                                         99.999         99.999          999.999

Despesas Ocorridas (Contas Pagas)
Código Descrição  Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total

100.001 Aluguel    
100.002 Energia Elétrica
100.003 Água
Sub-Total

200.001 Salários
200.002 Encargos sobre Salários
200.003 Comissões
Sub-Total

Total Geral

Contas a Pagar
Código Descrição      atrasados  mês     mês    mês          próximos  Total
                                                       anter   atual   seguinte    meses

A Pagar
100.001 Aluguel    
100.002 Energia Elétrica
100.003 Água
Sub-Total

200.001 Salários
200.002 Encargos sobre Salários
200.003 Comissões
Sub-Total

Total Geral

Contas a Receber
Código Descrição      atrasados  mês     mês    mês            próximos    Total
                                                        anter   atual   seguinte    meses


900.001 Duplicatas ou Carnet
900.002 Cartão de Crédito
900.003 Cheque Pré-datado      
Total Geral

Resultado Final
(Receber - Pagar)   Totalizar cada uma das 6 colunas nesta linha subtraindo as contas a pagar das contas a receber.

 


       

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