Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Aumentando lucros através da redução bem planejada e constante de custos

Vou iniciar este assunto dando um exemplo: imagine uma cidade, abastecida por um reservatório de água. Este reservatório recebe água captada de vários rios. Ao mesmo tempo, abastece a cidade por diversas tubulações. Para que o abastecimento se torne constante, é necessário que sempre haja água disponível dentro do reservatório.

Assim funciona as finanças de uma empresa. Ela tem suas receitas e suas despesas. Deve sempre sobrar dinheiro em caixa, ou seja, deve haver sempre água sobrando dentro do reservatório, gerando assim o vital lucro.  

Se por vários meses seguidos, não sobra dinheiro, a empresa não está trabalhando com lucro. A caixa está sempre vazia e muitas vezes "pedindo água" extra de outros reservatórios (empréstimos).

Nem sempre é possível colocar mais água dentro da caixa (aumentar o faturamento). Mas podemos analisar detalhadamente as "saídas de água" (despesas) e reduzi-las apropriadamente.

Comecemos avaliando a quantidade de funcionários, o quê faz cada um, se existe retrabalho por ter sido mau feito), se existe trabalho feito em duplicidade, se uma determinada tarefa pode ser delegada à alguém que possa adicioná-la à sua rotina, se existe alguém trabalhando aquém de suas possibilidades e podendo render mais,   se existe alguém com tarefas acima de sua capacidade,  emperrando as demais rotinas de outros setores que dele dependem.

Horas Extras: Faça um estudo detalhado sobre as horas extras em sua empresa e crie um banco de horas, se for o caso. Existe legislação própria para isto. Ela está disponível no Sindicato da categoria de sua empresa.

Benefícios adicionais: Se você pensa em pagar ou já paga algum benefício além daqueles previstos na CLT e nos Acordos Sindicais, faça-o atrelado a uma contrapartida. Em primeiro lugar é necessário "criar" a verba, ou seja, estudar de onde sairá o dinheiro. Depois você precisa criar a contrapartida, que será a cota de participação do funcionário para garantir este recebimento.

Material de consumo: escritório, limpeza, copa-cozinha devem ser controlados e com a devida orientação de uso.

Combustível e Despesas gerais com a Frota: pode ter seu consumo reduzido com uma regulagem nos motores dos veículos da empresa, treinamento dos motoristas e controle rigoroso por planilhas. Um plano de manutenção preventiva também auxilia na redução destes custos.

Energia elétrica: reveja os focos de desperdícios como lâmpadas incandescentes, aparelhos ligados desnecessariamente, ar condicionados antigos que consomem muito, monitores antigos de computadores, máquinas fora da especificação adequada gerando aumento no consumo, dentre outros.

Quebra de equipamentos de produção, veículos, móveis, computadores, etc, por mau uso. Pessoas efetuando reparos com a ferramenta errada, danificando a ferramenta e a peça a ser consertada. Teclados de computadores sendo tratados com brutalidade. Funcionários recostando nas cadeiras giratórias e dobrando as mesmas para trás causando a quebra prematura. Gavetas e portas abertas e fechadas com brutalidade, antecipando a manutenção e gerando custo desnecessário.

Conta telefônica: procure fazer um estudo detalhado entre as operadoras disponíveis e o melhor plano para sua empresa, tanto para telefone fixo quanto para celulares corporativos. Evite contratos longos com empresas que exigem carências. Se você tem um plano corporativo de celulares, cheque frequentemente as ligações em cada aparelho para que este seja usado de acordo com as normas da empresa. Ao entregar o celular para o funcionário, faça-o de forma protocolar, com instruções de uso por escrito, bem como as regras a serem seguidas. Colha o "aceite" do mesmo com relação ao recebimento das instruções que lhe foram entregues.

Uniformes e EPIs: Também deverão ser entregues de forma protocolar aos funcionários e ter sua durabilidade controlada através de fichas ou sistema informatizado. Uniformes e EPIs já possuem histórico próprio relativo à duração de cada um.

Reformas: estas deverão ser bem planejadas. Cuidados especiais deverão ser tomados com relação à real necessidade da reforma, desembolso mensal (e por quanto tempo), tempo de retorno do investimento, tempo estimado para a próxima reforma.

Investimentos: também deverão ser bem estudados. Por erro, você pode entrar num investimento sem planejamento e ter a necessidade de recorrer à bancos para quitar as eventuais parcelas pendentes, perdendo parte da lucratividade do mesmo ou até a totalidade.

Cursos, palestras, estudos: importantíssimo manter a equipe atualizada, mas todo curso precisa ser planejado, avaliando-se sua aplicabilidade o mais rápido possível, os benefícios que o mesmo trará à empresa e em quanto tempo teremos o investimento retornado.

Treinamento: a equipe deverá receber treinamento contínuo no sentido de saber usar cada recurso da empresa de forma adequada, sem desperdícios e gerando a economia necessária e salutar para a manutenção da empresa no mercado.

Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br