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quinta-feira, 11 de março de 2010

DELEGAR é Capacitar Primeiro !

Se eu quiser que saia bem feito, então é melhor que eu mesmo faça ! Já ouviram esta frase? E muitos empresários e líderes pensam e agem assim ainda hoje. Pensando e agindo assim, você não terá tempo para crescer, pois estará utilizando seu tempo para “fazer tudo” quando deveria "administrar seus recursos”. Você não pode criar barreiras dentro de sua empresa que impeçam você de crescer. Caso contrário: porque você quer “ter uma empresa”? E a recíproca também é verdadeira: Há aqueles que simplesmente não delegam mas, jogam as tarefas em cima da equipe, sem qualquer critério, sem a mínima supervisão. Delegar é primeiramente formar a equipe, com cada pessoa em sua área de atuação (pessoa certa no lugar certo), conhecendo profundamente: o quê tem que fazer, para quê tem que fazer (finalidade, não adianta o funcionário trabalhar o dia todo e sequer saber a finalidade de seu trabalho) e como tem que fazer. Cada membro de uma empresa deverá ter pleno conhecimento da repercussão de seu trabalho nos demais setores da empresa (interligação entre os setores). Neste ponto (e tendo absoluta certeza de que os pontos anteriormente citados foram desenvolvidos corretamente), o líder deverá formar o seu delegado, dando à ele todas as condições para desenvolver corretamente as tarefas que pretende lhe passar. A passagem deverá ser feita de forma gradual e com acompanhamento de perto ou seja: dando ao delegado total segurança para desempenhar suas novas tarefas e certificando-se de que absolutamente tudo está sendo feito corretamente. Para que isto flua melhor, é preciso comunicar toda a equipe sobre as novas tarefas delegadas ao colega, suas atribuições e solicitar a colaboração de todos. De forma gradual, ajustando entre o menor tempo para a delegação total e a perfeita qualidade da tarefa delegada, o líder sai de cena em definitivo, mas não poderá furtar-se em ajudar o delegado sempre que necessário com suas instruções. Muitos líderes simplesmente saem de cena antes da devida maturação do delegado. Resultado: perdem um ótimo funcionário e ganham um péssimo delegado para fazer as tarefas que eram suas. Isto comprometerá sua liderança (até como empresário) e a empresa em si. A equipe estará sempre insegura, em alta rotatividade (demissão/admissão) e os prejuízos são incalculáveis. Esteja sempre atento, proporcionando ao seu delegado cursos, palestras, seminários e todo tipo de instrução, para que o mesmo desenvolva-se sempre. Como bom líder, você é um caça talentos e deverá utilizar seu tempo para “garimpar” (busca) e posteriormente “lapidar” (formação) a melhor equipe. Enquanto você (líder) “faz tudo”, os demais assistem você fazer e a empresa não sai do lugar. Enquanto você (líder) “pensa”, “comanda”, “lidera”, “delega responsavelmente”, todos realizam suas tarefas corretamente e sua empresa decola para o sucesso. Pense nisto.

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