Caro leitor, esta é a parte 2. Se você ainda não leu a parte 1, queira por favor lê-la logo abaixo. Obrigado.
Lembremos que o Médico não “sente” a sua dor, assim como o Consultor não conhece sua empresa melhor do que você. Ele está lá para ajudar você a otimizar sua empresa e ajudá-lo a resolver aquilo que estiver errado. Se você não conhece sua empresa profundamente, se você não fez a “lição de casa” que propusemos no artigo anterior, certamente vai demorar muito tempo para o Consultor assimilar sua empresa e encontrar as melhores soluções. Para cada item avaliado, você e seu Consultor deverão entrar à fundo sem deixar nada de lado. Instalações: externas e internas (distribuição do mobiliário, circulação, ergonomia, iluminação, banheiros, área para alimentação, áreas de risco, recepção e expedição de mercadorias, armazenamento). Equipe: quem faz o quê, quem precisa de treinamento e em que área, possibilidade de remanejamentos, nível de contentamento, remuneração, quantidade e frequência de erros. Equipamentos: parque disponível, necessidades, utilização correta para o melhor aproveitamento, freqüência de quebras, manutenção preventiva. Recursos financeiros: quanto deve, para quem deve, em que prazo; quanto tem a receber, de quem você tem à recebe e em que prazo; quanto possui de estoques, qual o valor do ativo imobilizado da empresa, qual o valor do negócio em si, qual o capital de giro necessário e capital de giro disponível. Concorrentes: quem são, onde estão, fazendo o quê, fazendo como, são realmente concorrentes ?. Propaganda: o que você faz hoje neste sentido, quais os veículos que usa para anunciar. Impostos: qual seu regime de tributação, qual sua carga tributária real. Profissionais externos: quem você tem hoje à sua disposição que lhe presta serviços em consultoria, advocacia, contabilidade, medicina do trabalho e informática; qual seu grau de contentamento; quanto cada um custa para a empresa, está havendo retorno. Sistemas de informática e Equipamentos: que máquinas possui, que sistemas possui, qual a frequência de paradas por problemas em máquinas e sistemas, qual o nível de conhecimento de sua equipe sobre seus sistemas e equipamentos, quanto você gasta. Veículos: avaliação de sua frota, custos, quebras, acidentes, multas, reclamações de terceiros, controle mensal de despesas, estado atual de conservação de cada veículo. Divisão de tarefas entre os sócios: como está o relacionamento com seu sócio, ambos trabalham de forma balanceada, ambos podem suprir quando o outro não estiver, o pró-labore está à contento. Área de atuação: qual a área de atuação de sua empresa, você pode agregar outras áreas e melhorar o faturamento. Clientes: quem são, onde estão, o que compram, como são tratados, como te tratam, são verdadeiros parceiros, grau de inadimplência, freqüência de problemas dos dois lados, como são resolvidos os problemas, grau de satisfação de ambos os lados, expandir ou restringir a área. Fornecedores: quem são, onde estão, o que vendem, como te tratam, como são tratados, seus preços, sua qualidade, sua pontualidade, grau de satisfação de ambos os lados, fornecedores alternativos. Produtos: quais produtos forneço, o que posso melhorar, o que posso mais oferecer, qual a qualidade. Custos: detalhar aqui o custo de cada produto para posterior estudo. Despesas: detalhar aqui cada despesa de forma rigorosa e abrangente. A partir daqui você estará “no ponto” para discutir com seu Consultor tudo o que poderão fazer para otimizar sua empresa. E pode ter certeza que farão um excelente trabalho, pois o começo de tudo partiu daquele que mais entende de sua empresa: Você. Mãos à obra, bom trabalho e se desejar entre em contato, estarei à sua disposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário