Mais importante do que o “como” é o “onde” e o “o quê”. Inicialmente você precisa identificar “onde está” e “onde quer chegar”. Se isto não foi definido no início da empresa, você terá que fazê-lo agora. Empresa que não sabe onde quer chegar, é barco que navega sem rumo. Resolvida esta questão (do “onde”) a próxima questão é saber “o quê” preciso fazer para chegar no “onde quero chegar”. Minha sugestão é que você faça uma revisão geral como se ainda não tivesse a empresa, como se ela existisse somente no papel. Você se surpreenderá com o resultado e terá grande oportunidade de corrigir o que estiver errado ou precisando de otimização. Primeiramente relacione com atenção cada item, considerando tudo o que você tem disponível em todos os aspectos da questão: instalações , equipe, equipamentos, recursos financeiros, concorrentes, propaganda, impostos, profissionais externos, sistemas de informática, veículos, divisão de tarefas entre os sócios, área de atuação, clientes, fornecedores, produtos, custos e despesas. Enfim, procure relacionar tudo. Para cada item atribua uma nota de zero à dez (seja rigoroso e justo). Ao lado de cada item escreva como (no seu entendimento) este item deveria funcionar. Agora sim, chegamos no “o quê” fazer para mudar. Se você chegou até aqui, passou a conhecer muito melhor o seu empreendimento (e certamente surpreendeu-se com o que viu). Daqui para frente é criar a solução e colocá-la em prática. Você não tem obrigação de saber “tudo” de “tudo”, isto é impossível e também inviável pois você acabaria perdendo o foco do seu negócio. Então poderá (e deverá) lançar mão dos profissionais externos para cada área: Consultores, Advogados (trabalhistas, tributaristas, etc), Contadores, todos conforme a necessidade de cada caso. Inicialmente o Consultor avaliará para você a necessidade dos demais profissionais, pois ele atuará como o Maestro de uma grande Orquestra. A maior parte dos empresários contratam Consultores como quem vai ao médico com uma dor. Apenas dizem ao médico: “Doutor, está doendo aqui” e não passam mais informações à respeito. Claro que a investigação por parte do médico será bem mais demorada e ainda correrá o risco do diagnóstico errado por falta de informações. Assim também é com o Consultor. Se você seguiu os primeiros passos corretamente (ditos acima), mostrará ao Consultor que conhece muito bem sua empresa e poderá juntamente com ele, equacionarem todos os problemas e resolvê-los da melhor forma: você sabe “onde seu sapato aperta”. Assim, você vai tirar o máximo proveito daquilo que seu Consultor tem para oferecer. Continua...
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Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.
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