Em 1755 após um grande terremoto em Portugal, o Rei D.José reuniu seus Conselheiros para buscar uma solução. O General Pedro Almeida, Marquês de Alorna, deu um conselho muito simples e bastante prático: “Enterre os mortos, cuide dos vivos, feche os portos”. Podemos trazer isto para o ambiente empresarial. Quem é empresário, sabe muito bem que “catástrofes” ocorrem, com maior ou menor freqüência (dependendo do estágio organizacional em que a empresa se encontra), mas ocorrem. Desde um produto que não saiu dentro da especificação, embalagens que chegaram ao cliente do outro lado do país e totalmente avariadas, declínio vertical das vendas por questões diversas, uma enorme multa de caráter tributário ou previdenciário, ou até mesmo incêndios ou alguma destruição por agentes naturais. Neste momento deveremos colocar em prática a tão famosa frase, a qual buscaremos destrinchar. “Enterrar os mortos”: a equipe deve “chorar” sim os danos e as perdas, não de forma destrutiva, punitiva, buscando culpados. Mas de forma pedagógica, buscando entender as causas que levaram à situação em questão, os mecanismos (ações) que conduziram àquele resultado (reações). Em seguida, depois de ter extraído todo o aprendizado necessário com o que ocorreu (seja lá o que for), o negócio é “sepultar definitivamente” a questão e jamais ficar se “saboreando” com o passado. “Cuidar dos vivos”: é valorizar o que restou em termos físicos, valorizar sua equipe, valorizar as conquistas até então, cuidar para não perder o que restou, cuidar para não cometer o mesmo erro, adaptar-se à nova realidade, criar planos de contingência que possam te dar todo o suporte necessário daqui para frente, manter a equipe unida em torno do mesmo ideal, fortalecer os laços com clientes e fornecedores. “Fechar os portos”: significa fechar possíveis brechas em toda a sistemática da empresa. Faça uma “Operação Pente Fino” em todas as áreas, revise todos os processos: compras, produção, vendas, transferências de estoque, quebras e perdas, faturamento, financeiro (crédito e cobrança, contas a pagar, fluxo de caixa), documentos fiscais e contábeis, recursos humanos e respectivos documentos, treinamento da equipe, manutenção (no caso de indústrias), frota (todos os veículos da empresa), informática (equipamentos e sistemas), prestadores de serviços (consultores, advogados, contadores, informática, medicina do trabalho, etc). Faça de tudo para impedir a entrada de erros (antigos e novos). Sempre que necessário, contrate os profissionais das áreas que você tem maior dificuldade em atuar: é o caminho mais curto. Utilize seu precioso tempo naquilo que você se destaca mais e você terá a resolução do problema mais cedo. O importante é que você esteja sempre envolvido, tanto com o problema quanto com a solução. Todos sairão mais fortes pessoal e profissionalmente.
Área de Atuação
Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.
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terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Enterre os mortos, cuide dos vivos, feche os portos !
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