Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Contrate Bem - Contrate Certo

Há muito tempo ouvimos que “os funcionários são o maior patrimônio da empresa”. Esta máxima é muito válida, mas para que isto aconteça é preciso que você empresário, saiba formar a melhor equipe para o “seu” negócio. Tudo começa na contratação e para isto vamos criar um “passo-a-passo” para você colocar em prática. 1-) Certifique-se da real necessidade de se contratar alguém para preencher tal função. 2-) Procure saber se dentro de sua equipe já existe alguém para suprir esta função (valorize a “prata da casa”). 3-) Não encontrando a pessoa certa dentro da equipe, utilize-se de seu banco de dados interno de currículos (o qual você já vem formando há tempos). 4-) Caso não encontre, divulgue a necessidade para a própria equipe, caso eles conheçam alguém e possam indicar 5-) Se a equipe não souber de ninguém, então é hora de divulgarmos nos meios tradicionais: agência de empregos, rádio e televisão (existem programas específicos à custo zero), jornais e revistas. No anúncio especifique o horário para as entrevistas (reserve uma data e horário para isto de forma a não tumultuar o seu dia). 6-) Crie uma “Ficha de Solicitação de Empregos” bem completa para facilitar a pré-seleção 7-) Crie uma “Ficha de Entrevista” para você fazer as entrevistas daqueles que foram pré-selecionados pela “Ficha de Solicitação de Empregos”. Tudo isto poderá ser feito no mesmo dia. Os candidatos preenchem a “Ficha de Solicitação de Empregos”, à medida que vão terminando você (ou o entrevistador) faz uma avaliação inicial, definindo se o candidato vai para a entrevista ou não. Caso não vá, você o agradece, diz que oportunamente o chamará (se for o caso) e o dispensa. A vantagem das "fichas" é a padronização das perguntas, para no final você não dizer: "Ah! Esqueci de perguntar tal coisa à este candidato, e agora?" 8-) Aqueles que “passarem” pela fase da entrevista, entrarão na fase final. Na fase final você poderá submetê-lo à alguns testes psicológicos apropriados e/ou uma dinâmica de grupo. Estes testes, bem como a dinâmica de grupo, deverão ser aplicados por pessoa especializada nesta área, a meu ver um Psicólogo. Este profissional poderá ir à sua empresa especificamente para este fim ou você encaminhará os selecionados para o consultório do mesmo. Isto não custa caro, pois o profissional será contratado para “aquela tarefa específica”, qual seja: avaliar as pessoas por você selecionadas. Isto te dará um respaldo muito grande, onde o Psicólogo poderá cancelar prontamente uma contratação que à vistas grossas a pessoa seria por você contratado e pelo perfil levantado, poderia causar problemas na empresa. Ou então o próprio Psicólogo não recomendar a pessoa para a função especificamente em aberto, mas recomendá-la para outras áreas da empresa, face ao perfil levantado e neste caso, fazermos uma excelente aquisição para o “time”. 9-) Desta forma você acaba de gerar 3 “gavetas” de currículos : a-) os currículos totalmente rejeitados, inclusive com ex-funcionários que não servem mais para a empresa b-) os currículos aproveitáveis (banco de currículos bons) para uso oportuno c-) os currículos do pessoal da ativa, que deverão ficar no prontuário de cada funcionário. Quando o funcionário se desligar da empresa, o currículo dele deverá passar para a pasta A ou B (conforme o caso). 10-) Escolhido o funcionário (as vezes, mais de um), pede-se: “Atestado de Antecedentes Criminais”, “Cartas de Recomendação de ex-empregadores”, “Checa-se as informações prestadas, inclusive endereço de moradia e telefone, de preferência no local indicado na ficha de solicitação de emprego”, “Certidões Negativas de Débitos Federais, Estaduais e Municipais”, “Processos Cíveis e Criminais contra a pessoa”, “Serasa e SPC”. Estas informações são de domínio público e portanto podem ser levantadas com tranqüilidade por qualquer um, porém seu uso é apenas interno à empresa: não deverão ser mostradas para quem quer que seja, pois para isto existem os órgãos competentes. Com relação à débitos (de qualquer ordem), a positivação não pode ser usada para impedir uma contratação, ela servirá apenas para você ter uma informação à mais com relação ao candidato. 11-) Na contratação, solicita-se os exames médicos adequados para a admissão. Deve-se registrar o funcionário à título de experiência, em 2 períodos de 30 dias. Ao final do segundo período, efetiva-se o funcionário, o qual também poderá ser transferido de área dentro da empresa ou demitido caso não atenda as necessidades desta. Esta admissão (efetivação) ou também a demissão deverão seguir a legislação vigente (CLT) e os acordos sindicais. 12-) Durante a experiência a empresa deverá eleger um “Padrinho” para acompanhar o recém chegado funcionário, explicando-lhe tudo sobre a empresa e acompanhando-o em suas tarefas diárias. Isto aumenta o rendimento do recém chegado e facilita sua avaliação. 13-) Tanto este quanto todos os funcionários, deverão passar por avaliações periódicas constantes quanto ao desempenho, para se apurar se precisam de treinamento, se estão correspondendo às necessidades da empresa, onde precisam melhorar e se estão motivados, dentre outras. Encerra-se aqui o processo de contratação. Dicas complementares: Terceiros e Temporários deverão ter contratos formais (no papel) com os direitos e deveres de cada parte (contratada e contratante). Certamente estes passos facilitarão sua vida como contratante e reduzirão bastante a rotatividade de sua equipe, reduzindo com isto tempo gasto em treinamentos e por consequência os custos dentro de sua empresa. Pense nisto e Boa Sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br