Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Inovação Disruptiva

Este termo foi criado por Clayton Christensen, professor de Harvard. Naquele momento, ele inspirou-se no conceito de “destruição criativa”, conceito este criado em 1939 pelo economista austríaco Joseph Schumpeter desejando explicar os ciclos de negócios. Para Schumpeter, o capitalismo opera em ciclos e cada nova revolução (industrial ou tecnológica) destrói a revolução anterior,  tomando seu mercado.

Christensen chamou de "Inovações Sustentáveis" aquelas que não chegam a criar um novo mercado e a concorrência acontece da forma mais tradicional. Contrariamente à Inovação Disruptiva: uma empresa lança uma tecnologia bem mais barata, mais acessível e eficiente, praticando margens menores de lucro e criando com isto uma revolução no mercado.

Alguns exemplos: PCs (computadores pessoais) substituindo os antigos Main Frames (computadores gigantescos e caríssimos); telefones celulares ocupando o lugar dos telefones fixos (em alguns países como a Finlândia por exemplo praticamente não existem telefones fixos); o Netflix que praticamente acabou com as video-locadoras; a Wikipédia que tornou-se fonte de pesquisas no lugar das enormes enciclopédias em papel; dentre outras dezenas de exemplos que poderíamos citar.

Existe também a auto-revolução disruptiva: como exemplo citamos a HP (Hewlett Packard) que passou a produzir uma linha de computadores bem mais baratos, já que sua concorrente direta, a IBM, através da Lenovo (uma empresa do Grupo IBM) lançou uma linha de computadores infinitamente mais baratos (populares mesmo) do que os computadores IBM, sabidamente caríssimos. Não discuto aqui a qualidade dos produtos IBM e HP vendidos como "primeira linha", nem a qualidade dos produtos Lenovo e HP vendidos como segunda linha.

A base da Inovação Disruptiva é a observação daquilo que existe no mercado, seu funcionamento, seus custos, suas margens de lucro, sua procura pelo consumidor, o grau de contentamento do consumidor com relação ao que existe no mercado, a durabilidade versus valor final de aquisição para o consumidor, dentre tantos outros parâmetros e a visão de um empreendedor no sentido de se criar algo infinitamente mais barato e com funcionamento bem próximo.

Esta inquietação natural do empreendedor acaba por gerar ideias, quebrar paradigmas, viabilizar a produção e comercialização de produtos antes impensáveis (por razões diversas), mexer no mercado. Claro que o lado negativo é a extinção de alguns negócios, a extinção de postos de trabalho, a redução das margens de lucro entre os concorrentes que tentar alinhar suas margens à própria concorrência. Mas existe uma infinidade de vantagens nesta "revolução", que acaba por colocar o consumidor final em contato com outra realidade: será que tudo precisa durar para sempre ? será que tudo aquilo que é bom custa caro obrigatoriamente ? é verdade que qualidade excelente está sempre ligada ao alto custo ? uma produção artesanal é essencialmente mais cara do que uma produção em série ?


Com a exposição acima, convido os leitores a refletirem sobre este assunto, buscando outros materiais para aprofundarem-se e avaliando dentro do contexto que vivemos e dentro do contexto que cada gestor vive em sua empresa, a importância de uma possível implantação da Inovação Disruptiva em seu empreendimento.

Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br