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quarta-feira, 18 de maio de 2016

Comprometimento

Palavra muito utilizada hoje pelos setores de RH das empresas e muito pouco praticada. O comprometimento na prática tem uma abrangência muito grande e vários fatores o compõe.

Muito fácil pedir ao funcionário, ao líder, ao gestor: "Você precisa comprometer-se mais com a empresa". Em outras palavras: "Você precisa vestir a camisa da empresa". Mas muitas vezes, até mesmo aqueles que solicitam o comprometimento, NÃO É COMPROMETIDO! E sabem por quê? Porque não sabem exatamente o quê é comprometimento!

Para alguém comprometer-se com algo, com alguma situação, ou com alguém, é preciso ter em mente vários fatores paralelos, que precisam ser satisfeitos. Então, o comprometimento chega como resultado, como produto final.

Para comprometer-se, é importante gostar do que faz. Caso contrário, o comprometimento real não será conseguido.

Quem gosta daquilo que faz, será sempre um aprendiz e colocará cada nova coisa aprendida em benefício da tarefa a ser cumprida e isto resultará em comprometimento. O "comprometido" busca inovar, otimizar, entender mecanismos, facilitar, reduzir recursos envolvidos na realização de tarefas, pensando  sempre em melhorar, progredir, sendo mais eficiente e competente.

O comprometimento deve ser incondicional, senão ele não é sincero. Basta colocar-se uma ou outra condição para comprometer-se e o comprometimento perderá seu valor. Comprometimento verdadeiro não é negociável.

Comprometer-se é do começo ao fim. Não adianta comprometer-se com o trabalho em si e não com o resultado final (foco na qualidade).

Comprometer-se é levar em consideração as competências de cada elemento da equipe, ajudá-los a conquistarem o resultado final e suprir aquilo que for necessário para tal. Não adianta uma pessoa extremamente comprometida, porém egoísta, que vislumbra somente os seus resultados.

Comprometer-se envolve discernimento: um frentista de posto pode julgar mais importante manter o pátio do posto limpo do que atender um cliente desejando abastecer seu carro.

Ética e lealdade são características básicas para aquele que se diz comprometido com uma empresa, com uma tarefa ou com alguém.

Não se deve confundir comprometimento com dedicação. 

Dedicar-se está relacionado ao esforço que se faz para atingir-se um objetivo. Comprometer-se vai muito além disto. Muitos gestores utilizam o "comprometimento" como índice de avaliação, mas acabam confundindo este conceito com o conceito de dedicação, gerando desvios no resultado final da avaliação de uma equipe.

Para que o comprometimento aconteça, o "comprometido" deverá conhecer bem todas características do compromisso.

Um líder, um gestor, não pode dar uma tarefa para ser executada, cobrar comprometimento e não deixar claro para quê servirá aquela tarefa, quais os recursos para executá-la e o quê se espera daquele indivíduo com relação àquela tarefa. 

Quanto mais o "comprometido" souber à respeito do compromisso, melhor será o resultado obtido.

Não há como falar em alguém comprometido, que não tenha responsabilidade. Assumir responsabilidades faz parte do comprometimento sempre.

Há ainda outras condições necessárias para que o comprometimento seja realizado com sucesso:

a-) Para comprometer-se é importante o auto-conhecimento. Aquele que busca constantemente conhecer-se, corrigir-se em suas falhas e melhorar-se nos detalhes, ao comprometer-se terá certamente maiores possibilidades de sucesso.

b-) Manter-se atualizado naquilo que faz. Estudar, refletir sobre melhorias em cada processo sob sua responsabilidade, buscar conhecimento, levar este conhecimento adquirido à prática, são ferramentas excelentes para todos aqueles que estão comprometidos.

c-) Ter em foco não somente sua competência como especialista no assunto, como também ser um generalista para não cair sempre nas mesmas soluções.

d-) Ser organizado, ter espírito econômico e investigativo.

e-) Saber comunicar-se corretamente (saber ouvir e falar, entender e ser entendido)

f-) Ter coerência entre seu discurso e sua prática

g-) Ter bom relacionamento em todos os níveis da empresa

h-) Adaptar-se às mais diversas condições de trabalho, extraindo sempre o melhor das ferramentas disponíveis.




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