Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Excelente atendimento ao cliente – Fator fundamental para o sucesso empresarial

Como cliente e também como consultor, tenho observado diariamente o atendimento dispensado ao cliente pelos mais diversos canais de comunicação: atendimento presencial, por telefone, Internet, Whatsapp dentre outros.

Tenho observado a precariedade na comunicação, principalmente nos momentos de ouvir e ler o que está sendo dito ou escrito pelo cliente.

O renomado médico, psiquiatra e psicoterapeuta, autor de diversos trabalhos, Augusto Cury, tem estudado um comportamento muito comum em nossos dias, ao qual deu o nome de Síndrome do Pensamento Acelerado - SPA. Segundo ele, esta síndrome ocorre por vários fatores, ressaltando-se:

        a-) Excesso de informações. Hoje, uma criança de 7 anos tem mais informação do que tinha um imperador romano no auge de Roma.

        b-) Consumismo e competição predatória.

Você vai à padaria, o atendente lhe pergunta educadamente o que você deseja e você responde: 5 pães e 300 gramas de presunto. No momento em que ele vai pegar os pães, ou ele pega a quantidade errada ou pergunta novamente quantos pães você deseja. 

Analogamente, no momento de cortar o presunto, o atendente novamente lhe pergunta o peso desejado. Você tem passado por isto ultimamente?

Isto ocorre no açougue, na loja de roupas, na farmácia, na mercearia. Mas também ocorre no escritório de contabilidade, no consultório médico, no dentista, com o técnico em informática. E também ocorre nas indústrias entre as orientações dadas pelos líderes às suas equipes.

Fala-se muito atualmente em crise e em desemprego. Mas como está a qualificação dos profissionais ? Dos atendentes, das secretárias, dos técnicos ? Em uma simples conversa, lhe perguntam seu nome diversas vezes!  Você entrega seu RG para a pessoa e esta ainda lhe pergunta a data de seu nascimento.  Porque isto acontece?

a-) Falta de atenção, falta de foco, conversas paralelas com assuntos que não dizem respeito ao trabalho. O atendente quer lhe atender e conversar com o colega ao mesmo tempo. Além da falta de educação, ele não está prestando atenção ao que está fazendo.

b-) A todo instante o profissional que atende o cliente, checa as mensagens em seu celular, mais uma vez perdendo o foco daquele atendimento.

c-) Pensamento em muitas coisas ao mesmo tempo. A Síndrome do Pensamento Acelerado que comentamos acima. Excesso de informações, na maioria desnecessárias.

d-) Despreocupação total com a qualidade do serviço que está sendo prestado.  Isto denota falta de comprometimento com o trabalho.

Alguns ajustes, tanto da parte do funcionário, quanto da parte de quem o contrata, precisam ser feitos:

a-) O contratante deve proibir o uso de celular em sua empresa. Não deve permitir o uso de Internet, nem no horário de refeição ou descanso, pois este excesso gera congestionamento e sobrecarga nos servidores de Internet da empresa. Cada um que use a Internet associada à sua linha telefônica particular (celular) nos horários de descanso ou refeição.

b-) O contratante deve fornecer instruções claras para se evitar ao máximo todo tipo de conversa paralela entre funcionários que não estejam ligadas ao trabalho. Existe hora para tudo e o bom senso deve prevalecer

c-) O atendente por sua vez, deve prestar atenção total ao seu interlocutor, para não ficar fazendo as mesmas perguntas durante o atendimento. Isto irrita o cliente, o qual normalmente já vem estressado por sua rotina diária.

d-) O atendente deve entender que não trabalha para o patrão e muito menos para o cliente. Ele trabalha para si. Quem tem em mente que trabalha para si, cria seu padrão de excelência naquilo que faz, colocando sua "marca registrada" em seu trabalho. Quem trabalha para si, tem orgulho do que faz e ao entregar seu trabalho, sente-se realizado e consciente da ótima qualidade daquilo que está entregando. Quem trabalha para patrão ou para cliente, raramente o faz com qualidade e atenção, porque desvia o foco.

e-) É importante que cada um conscientize-se que é uma "empresa". Você é uma empresa que está vendendo todos os dias o seu trabalho para um contratante. Então, você é que precisa ter seu padrão de excelência em primeiro lugar, para poder atender aos padrões exigidos pelo seu contratante e pelos clientes dele.

f-) Adote a meditação para serenar a mente. Ao chegar em casa, utilize alguns minutos do seu tempo para você. Desligue sua mente do mundo à sua volta. Peça para não ser interrompido. Faça silêncio total e desligue-se dos ruídos externos. Esta prática diária,vai acalmar sua mente e ensiná-lo a filtrar a quantidade de informações recebidas, aprimorando assim a qualidade apresentada. Isto ajudará na concentração no trabalho.

g-) Ainda em seus horários fora do trabalho (até no caminho de ida ou volta), aprenda a contemplar a beleza das coisas simples. Em vez de ficar no celular ou pensando em tudo e todos, ou fazendo planos e mais planos, contemple a paisagem, o céu, a chuva, as pessoas. Observe a simplicidade das coisas, solte seu pensamento. Isto o trará para dentro de si e você melhorará a qualidade de seu trabalho, de dentro para fora.


h-) Contratantes: proporcionem treinamentos para sua equipe. Contratem profissional capacitado para melhorar a comunicação (interna e externa) em sua empresa. Contratados: busquem treinamentos, procurem aprimorar-se para manterem-se mais seguros e competitivos no mercado de trabalho.

Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br