Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Custo real total de um funcionário – Análise de viabilidade técnico-financeira de terceirizações

Publicação recente na revista Exame (maio/2012), mostra um estudo da FGV (Fundação Getulio Vargas) sobre o real desembolso de uma indústria têxtil que paga brutos R$ 730,00 para um funcionário e este lhe custa realmente R$ 2.067,00 ao mês. Este adicional não é resultante somente dos benefícios e encargos. Leia a matéria:


Veja alguns estudos complementares referentes somente à parte trabalhista e sem considerar: sindicato de classe, regime de apuração da empresa e ramo de atividade. Todos estes fatores alteram os números finais.



É preciso seguir um planejamento estratégico desde o processo de contratação de um funcionário, sua admissão na empresa, sua ambientação, treinamento, formação, avaliações constantes, plano de carreira  e já pensando até na formação de seu substituto.  Estes itens devem ser bem analisados e providências específicas tomadas, para que  a empresa  possa reduzir efetivamente seu custo com funcionários.

Deve-se considerar, para  alguns setores, a contratação de terceiros. Sempre que possível e sempre muito bem estudada, quando lançamos mão da terceirização, o funcionário já chega treinado, formado e reciclado no assunto para o qual está sendo contratado. Ganha-se  tempo e teremos menores custos.

Para as funções muito específicas, é necessária uma sistemática de contratação bem elaborada, com traçado prévio do perfil necessário à função, processo seletivo feito por especialistas, acompanhamento muito próximo do funcionário contratado, avaliações constantes e muito diálogo. Isto reduzirá o tempo de ambientação, treinamento, formação e reciclagem. As funções específicas (Exemplos:  faturistas, compradores, chefias em geral) são as que necessitam de grande atenção para a formação dos substitutos e, em geral, a terceirização delas não é viável, por diversas razões.
No entanto, algumas funções, muito embora sejam bastante específicas, poderão ser supridas por terceiros. Exemplos: Contadores, Recursos Humanos, Informática, Jurídico, Medicina do Trabalho, dentre outras.

Para as funções menos especificas,  a terceirização passa a ter maior probabilidade de sucesso. A pesquisa buscando as melhores empresas é fundamental, bem como a tomada de referências junto aos clientes das mesmas, o cálculo dos custos finais para a contratante, as verificações de praxe quanto ao pagamento dos impostos trabalhistas por parte da contratada (a contratante é co-responsável), a solicitação de certidões negativas pertinentes,  os direitos e deveres mútuos clara e  formalmente incluídos em contrato, o acompanhamento do desempenho da contratada, com  os devidos ajustes e correções sempre que necessário.

Muito embora as empresas contratadas tenham suas próprias regras, ao trabalhar em sua empresa, a mesma deverá seguir as suas normas e isto deverá constar no contrato.

A terceirização poderá ser temporária, para agilizar a resolução de um problema ou por tempo indeterminado; mas sempre deverá ser feita apoiada em contrato formal.

Ressaltamos que por mais satisfeito que você esteja com o terceirizado, a parceria só será produtiva e lucrativa se a satisfação for mútua. Para isto, reuniões frequentes e objetivas de avaliação dos serviços prestados são indispensáveis. A solução mais rápida possível dos problemas pendentes será fator importantíssimo para manutenção do melhor relacionamento possível, que contribuirá para os bons resultados da parceria.


Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br