É importante saber que existem atualmente diversas opções gratuitas, de excelente qualidade, para programas pagos. Muitas versões gratuitas foram criadas pelos próprios fornecedores de softwares pagos como alternativas a estas versões. Vejamos alguns exemplos:
Servidores Apache:
Sistema Operacional Linux em substituição ao Windows, versão Ubuntu. Sob esta versão foram desenvolvidos diversos programas também gratuitos, inclusive por Órgãos Governamentais. Veja em:
Pacote de Escritório Libre Office em substituição ao pacote da Microsoft. Está recebendo constantes aperfeiçoamentos, lê e grava no mesmo padrão de seu concorrente, totalmente em Português do Brasil, com excelente manual para o usuário. Existe inclusive uma versão portátil, para você carregar em seu pendrive. Veja em:
Banco de Dados: Aqui encontramos algumas versões gratuitas, fornecidas pelos próprios desenvolvedores de bancos de dados pagos.
A mais robusta é a versão da IBM, o conhecido banco de dados DB2, que também possui uma versão gratuita praticamente sem limites, tamanha a sua robustez:
Oracle: também muito robusto e completo.
Versão gratuita:
Microsoft SQL Server: para os adeptos desta versão de banco de dados, também existe a versão gratuita, muito robusta.
Outros bancos de dados como Firebird, Mysql, Sql Lite já nasceram gratuitos.
Editores de Vídeo (2 opções):
Os navegadores são hoje praticamente todos gratuitos:
Firefox, Opera, Chrome, Avant Browser, Slim Browser, dentre outros.
Também os programas anti-virus tem excelentes versões gratuitas como AVG, Avast e Avira.
O objetivo desta matéria foi dar ao leitor algumas referências de softwares muito bons, com manuais completos, com comunidade ativa discutindo a respeito (fóruns) e totalmente gratuitos. Foram citados softwares de uso geral como: sistemas operacionais, pacotes Office, navegadores, etc. Para o desenvolvimento de um aplicativo totalmente voltado às suas necessidades, a consulta a um programador ou empresa de desenvolvimento específico é fundamental, exigindo-se sempre referências sobre trabalhos já efetuados, para que seu projeto de informatização tenha maior possibilidade de ser bem sucedido.