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sexta-feira, 2 de março de 2012

Recomendações para adquirir e vender empresas

A aplicação de um completo check-list de caráter técnico,  desenvolvido para auxiliar compradores em potencial de empresas, é absolutamente essencial para definir a viabilidade do negócio.

Além disso, existem outras perguntas básicas e  importantíssimas a serem respondidas:

a-) A empresa que você quer adquirir é do seu ramo de atuação?

b-) Não sendo do seu ramo de atuação, você possui alguma experiência neste ramo?

c-) Você conhece com profundidade os reais motivos que levaram o atual proprietário a desejar vender esta empresa?

d-) Você tem muito bem definido os motivos que o levam a desejar adquirir esta empresa?

e-) Quais são os concorrentes desta empresa? Onde estão localizados? Como atuam? 

f-) Como está o mercado neste ramo de negócio? Quais são as projeções para os próximos anos?

Após responder estas questões, deverá então partir para o questionamento técnico mais profundo.

Questões técnicas a serem formuladas a quem está vendendo:

Faturamento nos últimos 36 meses, prazo médio de recebimento, índice de inadimplência de títulos a receber, índice de títulos perdidos (irrecuperáveis), total de contas a receber em atraso e daquela data para frente, total de contas a pagar em atraso e daquela data para frente, saldos em estoque, compras efetuadas a chegar, pedidos em carteira, vendas para entrega futura (já faturadas), despesas separadas por tipo de gasto nos últimos 36 meses, avaliação patrimonial (prédios, veículos, móveis, instalações, equipamentos, etc), avaliação do negócio em si (carteira de clientes, know-how, marca, tempo da empresa no mercado, etc), dívidas fiscais e trabalhistas, certidões negativas tanto da empresa quanto das pessoas físicas e jurídicas que constam como sócios ou dirigentes, regularidade dos alvarás e licenças de funcionamento em todos os Órgãos Governamentais, regularidade das licenças de produtos nos devidos Órgãos Governamentais (quando for o caso), regularidade da responsabilidade técnica (quando for o caso), conhecimento da equipe atual em todas as áreas (analise o Organograma da empresa), balanço fiscal e contábil dos últimos 36 meses, estado geral do prédio e instalações (principalmente se você estiver comprando também o prédio), todas ações judiciais envolvendo a empresa e seus responsáveis, que ainda estejam pendentes de julgamento final, multas e acordos que estejam sendo cumpridos e que serão de responsabilidade do comprador.

Respondidas todas estas questões, você então terá base para acertar os valores e forma de pagamento. Para assegurar as melhores condições possíveis, procure um especialista, um profissional que possa atribuir um valor real e justo àquele negócio. Faça tudo da forma mais documentada possível.

Importante: toda a equipe deverá ser demitida, com as rescisões contratuais saldadas pelo atual proprietário e você deverá registrar agora na nova empresa, na nova gestão, os funcionários que achar que devem continuar em seus cargos. Evitar “acordos” com funcionários no sentido de ficarem 5 meses sem registro para receberem o Seguro Desemprego. Ao assumir a empresa, faça uma reunião geral com toda a equipe de gerentes e posteriormente reuniões individuais com os líderes de cada setor, para levantar problemas existentes e em potencial e para discutir possíveis soluções. Esses seus contatos diretos, sendo feitos adequadamente, contribuirão para a formação de uma forte equipe, para criação de um ambiente saudável de trabalho e para obtenção dos resultados desejados.
  
Com estes procedimentos você certamente estará muito bem apoiado para adquirir o novo empreendimento. Apoie-se sempre em um profissional experiente que possa conduzi-lo a uma aquisição segura, da qual você colherá os melhores frutos.

Importante frisar que todo o detalhamento acima descrito, valerá também para quem está vendendo sua empresa. Quem vende, deverá cercar-se dos cuidados acima, pois certamente quem está comprando, fará todo o questionamento que abordamos. Seguindo o caminho que propusemos acima, o atual proprietário valorizará o seu empreendimento e facilitará toda a operação. Estes procedimentos agilizarão a concretização do negócio.

Desejamos finalizar este artigo falando rapidamente de uma ferramenta muito importante que é a “Due Diligence”. Para as operações envolvendo a venda de empresas de grande porte, existem escritórios especializados, contando com advogados experientes, os quais utilizam esta ferramenta, que consiste em levantamentos ainda mais detalhados e muito mais rigorosos do que expusemos neste artigo e que envolvem diversas áreas do Direito como: direito civil, tributário, trabalhista, comercial, ambiental, internacional, etc. Dependendo do porte da empresa que está sendo vendida e da operação em si, é altamente recomendável que esta operação seja feita com a supervisão de tais escritórios e com a utilização desta ferramenta.



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