Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Economizando Energia Elétrica



O corte de 19% a 28% nas tarifas industriais deverá resultar em uma queda de aproximadamente 4% nos custos de produção, é o que estima a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para as residências, a queda será de 16,2%, interrompendo um histórico de altas acumuladas acima da inflação.

Independentemente do valor das tarifas, podemos realizar um plano de redução do consumo de quilowatts.

a-) Comece por identificar todos os seus equipamentos elétricos montando uma pequena ficha para cada um. 

Exemplo:

Identificação:Computador Intel I3, 2 Mb RAM, HD 500 Gb
Localização: Secretaria da Diretoria Financeira
Ano de Fabricação: 2010
Consumo em watts: 100 W
Tensão de trabalho: 127 V
Período de Utilização: Das 08:00 às 12:00 horas
                       Das 14:00 às 18:00 horas
                       Total: 8 horas / dia

Tudo deve ser relacionado: estabilizadores, no-breaks, computadores, vídeos, impressoras, scanners, geladeiras, freezers, aquecedores, ventiladores, aparelhos de ar condicionado, motores, bombas, compressores, aparelhos utilizados na produção. No momento de relacionar as lâmpadas, faça por setor e por tipo de lâmpada (incandescente, fluorescente, vapor de sódio, vapor de mercúrio, etc) e aponte o consumo total do setor em watts.

b-) De posse deste inventário, você tem a potência instalada em sua empresa e consegue precisar o gasto com energia elétrica. Procure rever cada equipamento, se não compensa substituir o mesmo por outro que consuma menos, considerando sua idade e seu estado de conservação. Procure alternativas para o sistema de ventilação, que consumam pouco ou nenhuma energia elétrica. Estude o custo x benefício destas substituições. Se não souber fazer, procure um consultor especializado.

c-) Peça para um eletricista de sua confiança e com experiência no assunto, fazer medições desde a caixa de entrada de energia elétrica em sua empresa, até a chegada de energia em cada aparelho elétrico. Ele deverá mapear a empresa, informando a especificação da fiação, bocais, disjuntores, fusíveis e conexões de toda instalação elétrica. Isto ajudará na detecção de “fugas de corrente elétrica”, o que causa o indesejado aumento no valor da conta. Pontos de aquecimento de fios e junções também causam aumento no valor da conta, além do risco de incêndios e outros acidentes.

d-) Efetuados todos os ajustes necessários, certo de que você fez tudo o que podia para reduzir o consumo de energia elétrica e também riscos, chegou o momento de você chamar a concessionária de fornecimento de energia para conversar. 

Importante: Quando você revisar a parte elétrica e tomar as medidas necessárias, você deverá chamar sua seguradora e mostrar que os riscos foram reduzidos e poderá conseguir redução considerável no valor do seguro anual.

e-) A concessionária de energia elétrica tem diversos planos de fornecimento, como o fazem as empresas de telefonia. Portanto os levantamentos citados nos itens A, B e C, servirão também para a concessionária orientá-lo na escolha do melhor plano.

 Após a contratação do melhor plano, mantenha acompanhamento rigoroso do consumo, para obter sempre o que o plano escolhido tem de melhor. Alguns planos premiam o menor consumo, outros premiam determinados horários, outros premiam a eliminação de picos de consumo.

  Prepare-se, trabalhe com afinco neste propósito, para que sua economia seja muito maior do que a oferecida pelo Governo, permitindo assim que você seja cada vez mais competitivo no seu mercado de atuação.




Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br