1-) Esqueça o "jeitinho": toda "gambiarra" levará você ao prejuízo.
2-) Não coloque a sua vida, a vida de outrem e a vida de sua empresa em risco. Gestão, é para profissionais:
3-) Planejamento, bem como a execução da forma correta, evita problemas futuros
ORGANIZE SUA EMPRESA
Uma empresa precisa ter saúde perfeita para sobreviver às mais diversas ocorrências ao longo de sua existência, como acontece com as aeronaves. Nenhum avião fica "velho" se lhe for dada a necessária manutenção, bem como atualização de seus "aviônicos". Os aviônicos representam aquele arsenal de instrumentos instalados para garantir segurança, conforto, eficiência e performance de toda aeronave.
Se você está sentindo que sua empresa "não deslancha", mesmo tendo ótimas vendas. Se você sente que "algo que você desconhece" está dificultando melhores resultados, então é o momento exato para você fazer um "check-up" em sua empresa. Todo check-up consiste em: a-) diagnóstico detalhado b-) levantamento das causas dos problemas c-) propostas para a solução dos entraves encontrados. De nada adianta diagnosticar o problema e buscar uma ou mais soluções, sem entender "o real motivo" dos problemas diagnosticados, pois o problema vai voltar.
Maioria das vezes, se faz necessário a contratação de um profissional para esta tarefa.
Importante que seja um profissional com algumas características: experiência comprovada, tenha compromisso com o resultado e não em lhe agradar dizendo aquilo que você deseja ouvir, seja investigador de cada detalhe, seja agregador valorizando os talentos existentes na sua empresa inclusive prestadores de serviços.
Este profissional precisa atuar de verdade como um Maestro: não precisa saber tocar todos os instrumentos, mas precisa conhecer MÚSICA profundamente para extrair o melhor de cada músico e saber integrar todos os músicos da orquestra (que é a sua Empresa). Assim, este profissional extrairá o melhor de: sua equipe interna e também os externos como Contadores, Advogados, Medicina Ocupacional, Segurança, Informática, Marketing, Transportes, etc. Impossível um profissional entender de todas estas matérias. Mas, com experiência comprovada em GESTÃO, ele saberá integrar todos estes profissionais, extrair o melhor de cada um e SUA EMPRESA colherá os melhores frutos.
Cito algumas áreas que devem ser sempre investigadas em amplitude e também profundidade por este profissional, entendendo o funcionamento de cada área ao conversar com a equipe interna e prestadores de serviços: contabilidade, tributos, processos trabalhistas-tributários-operacionais-criminais em andamento, sistemas de informática (software), computadores+periféricos+redes+internet (hardware), frota própria ou frete terceirizado, manutenção corretiva e preventiva de veículos e equipamentos da empresa, produtividade considerando máquinas e pessoas ligadas à cada tarefa, custos fixos, custos variáveis, margens de lucro, ponto de equilíbrio (break even point), produtos não rentáveis e desnecessários, produtos não rentáveis e necessários, parcerias, empresas concorrentes, área geográfica de atuação, equipe de vendas (interna e externa), divulgação da empresa e seus produtos, fatores e/ou atitudes que estão colaborando para os maus resultados da empresa, dentre outros.
Este "pente fino" com a posterior correção de rumos, desde que bem implementado e seguido à risca pelos gestores da empresa, colocará a empresa nos trilhos e a mesma poderá aumentar suas vendas e muito melhor que isto: certamente aumentará sua margem de lucro.
De nada adianta vender cada vez mais, se todas as áreas citadas no parágrafo acima, comprometerem o lucro real de empresa. Não importa "quanta água entra na caixa". O que importa é "quanta água sobra na caixa" ou seja: o dinheiro que você colocará em seu bolso.
Se você não se julga capaz de fazer este trabalho, procure um profissional que o ajude nesta tarefa.