Ouvimos constantemente os termos "empregado", "colaborador", "associado", "funcionário", dentre outros. Uma visão adicional, para melhor entendimento, seria enxergar cada indivíduo como uma "Empresa". Esta Empresa tem suas "receitas" e suas "despesas". Esta Empresa precisa dar "lucro". Para esta Empresa dar lucro, ela precisa atender às exigências do "Mercado", que é o seu "Contratante" (Patrão).
Se cada profissional enxergar-se como uma "Empresa", que não deve falir, que precisa dar lucro e prosperar, certamente o "Mercado" estará sempre aberto a comprar "seus produtos", ou seja, seu "trabalho". Vamos citar alguns itens a serem observados pelas "Empresas" (cada individuo, cada profissional empregado ou procurando emprego):
a-) Resiliência: é a arte de transformar toda situação ruim num aprendizado, resolvendo cada problema com inteligência emocional, sem desespero, usando todos os recursos disponíveis com sabedoria, mantendo a serenidade e a motivação.
b-) Ética: Não fale mal dos colegas e superiores. Não fale mal da empresa e dos concorrentes. Leve o sigilo sempre à sério, evitando comentar assuntos da empresa com pessoas alheias ao assunto. Separe os problemas pessoais dos problemas da empresa. Cuide dos pertences da empresa da melhor forma. Seja econômico. Não pegue o que não é seu e nem use nada que for da empresa em caráter particular. Preste contas de forma rigorosa: viagens, cursos, valores que lhe tenham sido entregues, trabalho que lhe tenha sido solicitado, etc. Muito cuidado com presentes que lhe sejam dados (informe-se qual a posição da empresa sobre este assunto e mantenha seu superior informado de tudo o que ocorra neste sentido).
c-) Proatividade: procure estar um passo à frente sempre. Vá de encontro ao trabalho e o trabalho irá de encontro a você. Procure enxergar mais à frente, não somente em sua área de atuação, mas buscando relacionar o seu trabalho à empresa como um todo.
d-) Colaboração: não perca a oportunidade de colaborar com quem quer que seja. Amanhã você poderá precisar de ajuda.
e-) Educação: Não queira aparecer mais do que o necessário. Cuidado com a altura de sua voz: falar muito baixo é tão ruim quanto falar alto demais. Fofocas, nem pensar. Mantenha o celular desligado, a menos que seja somente para uso profissional. Abra portas. Dê passagem (a prioridade é de quem está saindo). Auxilie quem está carregando algo e precisa de ajuda. Não desça escadas correndo. Respeite a sinalização da empresa (faixas e sinais de orientação e advertência). Seja cortês. Muita atenção e cordialidade no estacionamento da empresa.
f-) Estudo/Aprendizado: Estude sempre. Busque aperfeiçoar-se não somente em sua área, mas procure todo tipo de conhecimento. Saiba mais sobre sua empresa para poder crescer com ela.
g-) Pontualidade: Organize-se e seja pontual. A falta de pontualidade é um enorme desrespeito para com as demais pessoas envolvidas em qualquer atividade.
h-) Apresentação: Sua apresentação deverá adequar-se ao lugar onde trabalha. Não tem cabimento uma vendedora de loja de maquiagem, trabalhar com o rosto totalmente limpo. Cuidado com os “adereços”. Se houver uniforme, use-o sempre (limpo e bem conservado). Roupas e cabelos discretos e adequados ao trabalho. Unhas limpas e aparadas (cuidado com a cor do esmalte). Informe-se sobre poder ou não usar barba. Lembre-se: algumas restrições são necessárias considerando-se a ergonomia, segurança e higiene de certas áreas de trabalho.
i-) Obediência: cumpra o que lhe foi determinado. Caso queira fazer diferente (boas sugestões são muito bem vindas), peça autorização, converse antes.
j-) Qualidade: Tudo o que fizer, por mais simples que seja, faça com qualidade.
Você precisa entender que mesmo sendo “empregado”, trabalha “para você” e deve agir como seu próprio “patrão”, conscientizando-se que precisa esforçar-se para cumprir os requisitos acima citados, para poder ter maiores possibilidades de progredir profissionalmente sempre.