Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

terça-feira, 24 de maio de 2016

Fazendo melhor aquilo que você já faz muito bem



A ideia aqui é que o profissional não se acomode; que ele busque sempre fazer aquilo que já faz muito bem feito, AINDA MELHOR!

Fazer bem feito (qualidade), fazer mais em menos tempo (produtividade), com muito boa vontade (empenho), utilizando todos os recursos disponíveis inclusive a sua própria vontade para que o produto final seja o melhor (comprometimento), com muito orgulho e confiança naquilo que produziu (confiabilidade).

Não se acomode ! Reflita sobre suas tarefas diárias, estude, crie alternativas, ponha em prática, refaça inúmeras vezes (tente, tente, tente...), avalie, modifique o que for necessário, peça opiniões, ouça bastante e fale menos. 

Quem faz sempre a mesma coisa, da mesma forma, não pode esperar resultados diferentes !



quarta-feira, 18 de maio de 2016

Comprometimento

Palavra muito utilizada hoje pelos setores de RH das empresas e muito pouco praticada. O comprometimento na prática tem uma abrangência muito grande e vários fatores o compõe.

Muito fácil pedir ao funcionário, ao líder, ao gestor: "Você precisa comprometer-se mais com a empresa". Em outras palavras: "Você precisa vestir a camisa da empresa". Mas muitas vezes, até mesmo aqueles que solicitam o comprometimento, NÃO É COMPROMETIDO! E sabem por quê? Porque não sabem exatamente o quê é comprometimento!

Para alguém comprometer-se com algo, com alguma situação, ou com alguém, é preciso ter em mente vários fatores paralelos, que precisam ser satisfeitos. Então, o comprometimento chega como resultado, como produto final.

Para comprometer-se, é importante gostar do que faz. Caso contrário, o comprometimento real não será conseguido.

Quem gosta daquilo que faz, será sempre um aprendiz e colocará cada nova coisa aprendida em benefício da tarefa a ser cumprida e isto resultará em comprometimento. O "comprometido" busca inovar, otimizar, entender mecanismos, facilitar, reduzir recursos envolvidos na realização de tarefas, pensando  sempre em melhorar, progredir, sendo mais eficiente e competente.

O comprometimento deve ser incondicional, senão ele não é sincero. Basta colocar-se uma ou outra condição para comprometer-se e o comprometimento perderá seu valor. Comprometimento verdadeiro não é negociável.

Comprometer-se é do começo ao fim. Não adianta comprometer-se com o trabalho em si e não com o resultado final (foco na qualidade).

Comprometer-se é levar em consideração as competências de cada elemento da equipe, ajudá-los a conquistarem o resultado final e suprir aquilo que for necessário para tal. Não adianta uma pessoa extremamente comprometida, porém egoísta, que vislumbra somente os seus resultados.

Comprometer-se envolve discernimento: um frentista de posto pode julgar mais importante manter o pátio do posto limpo do que atender um cliente desejando abastecer seu carro.

Ética e lealdade são características básicas para aquele que se diz comprometido com uma empresa, com uma tarefa ou com alguém.

Não se deve confundir comprometimento com dedicação. 

Dedicar-se está relacionado ao esforço que se faz para atingir-se um objetivo. Comprometer-se vai muito além disto. Muitos gestores utilizam o "comprometimento" como índice de avaliação, mas acabam confundindo este conceito com o conceito de dedicação, gerando desvios no resultado final da avaliação de uma equipe.

Para que o comprometimento aconteça, o "comprometido" deverá conhecer bem todas características do compromisso.

Um líder, um gestor, não pode dar uma tarefa para ser executada, cobrar comprometimento e não deixar claro para quê servirá aquela tarefa, quais os recursos para executá-la e o quê se espera daquele indivíduo com relação àquela tarefa. 

Quanto mais o "comprometido" souber à respeito do compromisso, melhor será o resultado obtido.

Não há como falar em alguém comprometido, que não tenha responsabilidade. Assumir responsabilidades faz parte do comprometimento sempre.

Há ainda outras condições necessárias para que o comprometimento seja realizado com sucesso:

a-) Para comprometer-se é importante o auto-conhecimento. Aquele que busca constantemente conhecer-se, corrigir-se em suas falhas e melhorar-se nos detalhes, ao comprometer-se terá certamente maiores possibilidades de sucesso.

b-) Manter-se atualizado naquilo que faz. Estudar, refletir sobre melhorias em cada processo sob sua responsabilidade, buscar conhecimento, levar este conhecimento adquirido à prática, são ferramentas excelentes para todos aqueles que estão comprometidos.

c-) Ter em foco não somente sua competência como especialista no assunto, como também ser um generalista para não cair sempre nas mesmas soluções.

d-) Ser organizado, ter espírito econômico e investigativo.

e-) Saber comunicar-se corretamente (saber ouvir e falar, entender e ser entendido)

f-) Ter coerência entre seu discurso e sua prática

g-) Ter bom relacionamento em todos os níveis da empresa

h-) Adaptar-se às mais diversas condições de trabalho, extraindo sempre o melhor das ferramentas disponíveis.




Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br