Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

sábado, 19 de janeiro de 2013

Esqueça os pacotes prontos



Quando você vai à um clínico geral fazer um check-up, o médico faz uma série de perguntas e exames clínicos, como auscultação, palpação e observação. Se julgar necessário, solicita uma série de exames complementares e, de posse dos resultados, o médico dá o diagnóstico. Em seguida o médico traça o plano para a recuperação da sua saúde. Este plano pode consistir desde simples mudança de hábitos, inclusive alimentares, prática de exercícios físicos, medicamentos e até procedimentos cirúrgicos quando o caso é mais grave.

É exatamente isto que acontece quando você chama um consultor para ajudá-lo em sua empresa. O consultor faz uma série de perguntas e busca observar atentamente o funcionamento de cada setor; solicita relatórios de diversas áreas como contabilidade, departamento fiscal, recursos humanos, financeiro; dá o seu diagnóstico e traça juntamente com você um plano para recuperar a saúde de sua empresa.

Neste artigo vamos nos ater à esta última fase: a recuperação da saúde da empresa. É importante que você entenda que soluções prontas, do tipo “pacote”, na grande maioria dos casos, não funcionam. Mesmo que sejam “pacotes” individualizados para o seu ramo, a individualização precisa ser para a sua empresa como um todo. No processo de criação das soluções para os diversos setores de uma empresa, há que se considerar diversos fatores, muitas vezes esquecidos: 

Nível de maturidade da empresa e cultura dentro de sua área de negócio

. Nível de conhecimento de toda a equipe, projetando treinamentos se necessário

. Recursos diversos a serem consumidos na solução (pessoal, salários, investimentos, tempo requerido e outros, dependendo da complexidade de cada caso)

Ações mal planejadas a serem evitadas:

Erros no cronograma, estabelecendo-se, por exemplo, ajustes imediatos num setor quando estes deveriam ficar para o final. Acaba-se gerando retrabalhos.

Contratação excessiva de terceiros (por fazer parte do “pacote”) quando o pessoal interno poderia atingir os resultados desejados.

Reduções drásticas no quadro de pessoas, promovendo grande redução nas despesas com recursos humanos, sem o devido planejamento, com a idéia de mostrar que o “pacote” funciona.

Vendas de ativo como atitude de desespero para fazer caixa sem qualquer estudo profundo.

Mudanças no perfil tributário de A para B só porque deu certo em outras empresas.

Inserção de produtos novos na grade (lançamentos), mesmo não fazendo parte do histórico da empresa e nem de sua vocação, mas na busca de criar-se receita a todo custo.

Paralisação repentina de pagamentos a fornecedores para auditorias intermináveis, causando mal estar na praça e abalando o crédito da empresa

Mudança repentina de prazos de entrega e pagamento, causando outro mal estar, agora junto aos clientes.

Modificações radicais na forma de pagamento de comissões e prêmios à equipe de vendas, muitas vezes causando desânimo e ineficiência em boa parte dos vendedores.

Citei alguns “pacotes prontos” os quais você não deve aceitar em sua empresa, mesmo que comprovadamente tenham funcionado em outros lugares. A solução escolhida deverá ser sempre a individualizada e também a mais adaptável para a sua empresa, considerando as qualidades e limites de seus proprietários, de sua equipe, de sua cultura interna e da experiência profissional de toda a equipe.

Desejar curar uma doença sem conhecer as causas, é curar apenas os sintomas. A doença voltará em breve. O seu consultor deve buscar as causas de cada problema e fazer os ajustes necessários para elimina-las. Os sintomas e a doença não mais se manifestarão.

Desejo-lhes um excelente 2013 com muita prosperidade.

Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br