Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Economizando Energia Elétrica



O corte de 19% a 28% nas tarifas industriais deverá resultar em uma queda de aproximadamente 4% nos custos de produção, é o que estima a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para as residências, a queda será de 16,2%, interrompendo um histórico de altas acumuladas acima da inflação.

Independentemente do valor das tarifas, podemos realizar um plano de redução do consumo de quilowatts.

a-) Comece por identificar todos os seus equipamentos elétricos montando uma pequena ficha para cada um. 

Exemplo:

Identificação:Computador Intel I3, 2 Mb RAM, HD 500 Gb
Localização: Secretaria da Diretoria Financeira
Ano de Fabricação: 2010
Consumo em watts: 100 W
Tensão de trabalho: 127 V
Período de Utilização: Das 08:00 às 12:00 horas
                       Das 14:00 às 18:00 horas
                       Total: 8 horas / dia

Tudo deve ser relacionado: estabilizadores, no-breaks, computadores, vídeos, impressoras, scanners, geladeiras, freezers, aquecedores, ventiladores, aparelhos de ar condicionado, motores, bombas, compressores, aparelhos utilizados na produção. No momento de relacionar as lâmpadas, faça por setor e por tipo de lâmpada (incandescente, fluorescente, vapor de sódio, vapor de mercúrio, etc) e aponte o consumo total do setor em watts.

b-) De posse deste inventário, você tem a potência instalada em sua empresa e consegue precisar o gasto com energia elétrica. Procure rever cada equipamento, se não compensa substituir o mesmo por outro que consuma menos, considerando sua idade e seu estado de conservação. Procure alternativas para o sistema de ventilação, que consumam pouco ou nenhuma energia elétrica. Estude o custo x benefício destas substituições. Se não souber fazer, procure um consultor especializado.

c-) Peça para um eletricista de sua confiança e com experiência no assunto, fazer medições desde a caixa de entrada de energia elétrica em sua empresa, até a chegada de energia em cada aparelho elétrico. Ele deverá mapear a empresa, informando a especificação da fiação, bocais, disjuntores, fusíveis e conexões de toda instalação elétrica. Isto ajudará na detecção de “fugas de corrente elétrica”, o que causa o indesejado aumento no valor da conta. Pontos de aquecimento de fios e junções também causam aumento no valor da conta, além do risco de incêndios e outros acidentes.

d-) Efetuados todos os ajustes necessários, certo de que você fez tudo o que podia para reduzir o consumo de energia elétrica e também riscos, chegou o momento de você chamar a concessionária de fornecimento de energia para conversar. 

Importante: Quando você revisar a parte elétrica e tomar as medidas necessárias, você deverá chamar sua seguradora e mostrar que os riscos foram reduzidos e poderá conseguir redução considerável no valor do seguro anual.

e-) A concessionária de energia elétrica tem diversos planos de fornecimento, como o fazem as empresas de telefonia. Portanto os levantamentos citados nos itens A, B e C, servirão também para a concessionária orientá-lo na escolha do melhor plano.

 Após a contratação do melhor plano, mantenha acompanhamento rigoroso do consumo, para obter sempre o que o plano escolhido tem de melhor. Alguns planos premiam o menor consumo, outros premiam determinados horários, outros premiam a eliminação de picos de consumo.

  Prepare-se, trabalhe com afinco neste propósito, para que sua economia seja muito maior do que a oferecida pelo Governo, permitindo assim que você seja cada vez mais competitivo no seu mercado de atuação.




Economizando Combustivel


Vemos diariamente nas ruas e estradas veículos de empresas particulares e governamentais (motos, carros, caminhonetes, caminhões, carretas), totalmente desregulados e com conseqüente aumento significativo no gasto com combustível. Estes desperdícios vão deixando as empresas cada vez MENOS COMPETITIVAS. Medidas simples e normalmente de custos ínfimos com relação aos benefícios, deixarão sua frota gastando menos e aumentarão sua vida útil. Vejamos:

a-) Limpeza e regulagem de bicos injetores e bombas de combustível

b-) Limpeza ou substituição (quando for necessário) das velas de ignição

c-) Revisão dos freios, cubos e rolamentos

d-) Revisão dos “espigões” (parafuso de centro) das carrocerias. É enorme a quantidade de caminhões “andando tortos” por este problema.

e-) Exame de vazamentos de água do radiador e mangueiras. O superaquecimento aumenta o consumo de combustível.

f-) Calibragem correta dos pneus. Além de economizar combustível, economiza o próprio conjunto pneu-câmara-suspensão e melhora a segurança.

g-) Abastecer em postos de confiança, com combustível de boa qualidade e procedência.

h-) Nos semáforos, não segurar o veículo na embreagem e ficar acelerando.

i-) Utilização das marchas corretas para cada situação e não “esticar” as marchas.

j-) Não exceder a velocidade máxima permitida em cada trecho.

k-) Montagem correta da carga, evitando-se sobrecargas laterais e longitudinais. Estas sobrecargas e também as cargas soltas dificultam a dirigibilidade e aumentam o consumo de combustível, além de prejudicar a segurança. Observar também a altura da carga para evitar o “arraste”. Para cargas altas, existem dispositivos que colocados no teto da cabine, reduzem este efeito.

l-) Excesso de peso, danificando a suspensão, aumentando o consumo de pneus e combustível, sem contar com os danos causados ao pavimento.

m-) Transitar sempre que possível nas horas mais frescas do dia, evitando a evaporação do combustível.

n-) Respeitar os descansos recomendados. Um motorista excessivamente cansado está sujeito a sérios riscos de acidentes, com conseqüências óbvias.  

Observando estes itens, os quais na maioria são medidas sem gasto, você conseguirá significativa economia não somente no combustível, como também de outros componentes do veículo, além de melhorar muito a segurança do motorista.

Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br