Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Diga não à pirataria de software

É importante saber que existem atualmente diversas opções gratuitas, de excelente qualidade, para programas pagos. Muitas versões gratuitas foram criadas pelos próprios fornecedores de softwares pagos como alternativas a estas versões. Vejamos alguns exemplos:

Servidores Apache:



Sistema Operacional Linux em substituição ao Windows, versão Ubuntu. Sob esta versão foram desenvolvidos diversos programas também gratuitos, inclusive por Órgãos Governamentais. Veja em:


Pacote de Escritório Libre Office em substituição ao pacote da Microsoft. Está recebendo constantes aperfeiçoamentos, lê e grava no mesmo padrão de seu concorrente, totalmente em Português do Brasil, com excelente manual para o usuário. Existe inclusive uma versão portátil, para você carregar em seu pendrive. Veja em:


Banco de Dados: Aqui encontramos algumas versões gratuitas, fornecidas pelos próprios desenvolvedores de bancos de dados pagos.
A mais robusta é a versão da IBM, o conhecido banco de dados DB2, que também possui uma versão gratuita praticamente sem limites, tamanha a sua robustez:


Oracle: também muito robusto e completo. 
Versão gratuita:


Microsoft SQL Server: para os adeptos desta versão de banco de dados, também existe a versão gratuita, muito robusta.


Outros bancos de dados como Firebird, Mysql, Sql Lite já nasceram gratuitos.


Controles financeiros: 
http://www.habil.com.br


Editores de Vídeo (2 opções):








Gravar CDs, DVDs, Blue-Ray, ISO:  
http://www.baixaki.com.br/download/burnaware.htm

Os navegadores são hoje praticamente todos gratuitos:
Firefox, Opera, Chrome, Avant Browser, Slim Browser, dentre outros.

Também os programas anti-virus tem excelentes versões gratuitas como AVG, Avast e Avira.

O objetivo desta matéria foi dar ao leitor algumas referências de softwares muito bons, com manuais completos, com comunidade ativa discutindo a respeito (fóruns) e totalmente gratuitos. Foram citados softwares de uso geral como: sistemas operacionais, pacotes Office, navegadores, etc. Para o desenvolvimento de um aplicativo totalmente voltado às suas necessidades, a consulta a um programador ou empresa de desenvolvimento específico é fundamental, exigindo-se sempre referências sobre trabalhos já efetuados, para que seu projeto de informatização tenha maior possibilidade de ser bem sucedido.

Custo real total de um funcionário – Análise de viabilidade técnico-financeira de terceirizações

Publicação recente na revista Exame (maio/2012), mostra um estudo da FGV (Fundação Getulio Vargas) sobre o real desembolso de uma indústria têxtil que paga brutos R$ 730,00 para um funcionário e este lhe custa realmente R$ 2.067,00 ao mês. Este adicional não é resultante somente dos benefícios e encargos. Leia a matéria:


Veja alguns estudos complementares referentes somente à parte trabalhista e sem considerar: sindicato de classe, regime de apuração da empresa e ramo de atividade. Todos estes fatores alteram os números finais.



É preciso seguir um planejamento estratégico desde o processo de contratação de um funcionário, sua admissão na empresa, sua ambientação, treinamento, formação, avaliações constantes, plano de carreira  e já pensando até na formação de seu substituto.  Estes itens devem ser bem analisados e providências específicas tomadas, para que  a empresa  possa reduzir efetivamente seu custo com funcionários.

Deve-se considerar, para  alguns setores, a contratação de terceiros. Sempre que possível e sempre muito bem estudada, quando lançamos mão da terceirização, o funcionário já chega treinado, formado e reciclado no assunto para o qual está sendo contratado. Ganha-se  tempo e teremos menores custos.

Para as funções muito específicas, é necessária uma sistemática de contratação bem elaborada, com traçado prévio do perfil necessário à função, processo seletivo feito por especialistas, acompanhamento muito próximo do funcionário contratado, avaliações constantes e muito diálogo. Isto reduzirá o tempo de ambientação, treinamento, formação e reciclagem. As funções específicas (Exemplos:  faturistas, compradores, chefias em geral) são as que necessitam de grande atenção para a formação dos substitutos e, em geral, a terceirização delas não é viável, por diversas razões.
No entanto, algumas funções, muito embora sejam bastante específicas, poderão ser supridas por terceiros. Exemplos: Contadores, Recursos Humanos, Informática, Jurídico, Medicina do Trabalho, dentre outras.

Para as funções menos especificas,  a terceirização passa a ter maior probabilidade de sucesso. A pesquisa buscando as melhores empresas é fundamental, bem como a tomada de referências junto aos clientes das mesmas, o cálculo dos custos finais para a contratante, as verificações de praxe quanto ao pagamento dos impostos trabalhistas por parte da contratada (a contratante é co-responsável), a solicitação de certidões negativas pertinentes,  os direitos e deveres mútuos clara e  formalmente incluídos em contrato, o acompanhamento do desempenho da contratada, com  os devidos ajustes e correções sempre que necessário.

Muito embora as empresas contratadas tenham suas próprias regras, ao trabalhar em sua empresa, a mesma deverá seguir as suas normas e isto deverá constar no contrato.

A terceirização poderá ser temporária, para agilizar a resolução de um problema ou por tempo indeterminado; mas sempre deverá ser feita apoiada em contrato formal.

Ressaltamos que por mais satisfeito que você esteja com o terceirizado, a parceria só será produtiva e lucrativa se a satisfação for mútua. Para isto, reuniões frequentes e objetivas de avaliação dos serviços prestados são indispensáveis. A solução mais rápida possível dos problemas pendentes será fator importantíssimo para manutenção do melhor relacionamento possível, que contribuirá para os bons resultados da parceria.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Diminua a carga dos impostos e aumente seus lucros

Com uma boa orientação e dedicação ao assunto, você poderá reduzir o valor gasto com impostos em sua empresa. Não com sonegação ou outros meios ilegais, mas com adequação baseada em estudo consistente, você conseguirá a redução dos impostos e consequente aumento na sua margem de lucro.
 
Esta matéria foi publicada no site do Terra em 25/05/2012.

Copie o link e cole em seu Navegador.

http://www.terra.com.br/economia/infograficos/pme/#!/impostos




segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fator fundamental para o sucesso empresarial: Comunicação Eficiente!

Para que um projeto ou mesmo uma simples tarefa sejam cumpridos com máxima qualidade, no tempo certo, usando os recursos adequados,  com ocorrência mínima de erros possível, é necessário que haja uma comunicação eficiente entre todas as partes envolvidas.

Além da comunicação verbal em si, devemos considerar os gestos, a expressão do olhar, a entonação de voz, a postura, o vocabulário. Para transmissão de informações, orientações e ordens complexas, de grande importância ou para muitos destinatários, a comunicação por escrito é mandatória, para que seja bem entendida, respeitada e seja também útil como registro da ação ou fato em questão.

Aquele que fala, deverá fazê-lo pausadamente, buscando um tom de voz agradável e audível, adequando o seu vocabulário ao ouvinte, passando sua mensagem com clareza, olhando nos olhos de seu interlocutor, procurando certificar-se durante sua fala se o ouvinte está entendendo a mensagem e por fim checar se a mensagem total foi entendida e será levada à cabo.

Aquele que ouve, deverá fazê-lo atentamente, com boa vontade, sem interromper  desnecessariamente quem fala, olhando nos olhos do interlocutor. Ao final da mensagem, deverá fazer as perguntas que julgar necessário para certificar-se do perfeito entendimento.

Uma reunião entre departamentos, uma entrevista, uma ordem dada, um simples atendimento telefônico pode causar grandes estragos se a comunicação não for bem sucedida. Para isto devemos nos valer da ferramenta "fazer perguntas". Saber perguntar, destrinchar um assunto é fundamental. Na dúvida, pergunte quantas vezes for necessário, até você entender. Evite as perguntas fechadas, que resultem como resposta somente o "sim" e o "não". Faça perguntas abertas, onde quem responde possa expor seu pensamento.

Elimine as intimidades desnecessárias e prejudiciais em um ambiente de trabalho profissional e sério: "meu querido", "meu amor", "meu anjo", "meu bem", etc... Isto não deve ser permitido na comunicação empresarial.

Valem as mesmas restrições para gírias e modismos: "vou estar mandando", "com certeza", "mano", "véio", "meu", "faz parte", etc...

Seja objetivo e positivo, dizendo o que você quer que o outro faça e não o que você não quer. Diga: "Certifique-se de levar tal ferramenta". Não diga: "Não se esqueça de levar tal ferramenta".

Não forme a frase no condicional: "Eu gostaria de agradecer". Diga: "Eu agradeço". "Eu gostaria", dá a impressão de que você não quer mais agradecer.

Substitua a palavra "tentar" por "faça". A palavra "tentar" dá idéia de “convite ao erro” e você deseja assertividade, firmeza, persistência para alcançar os objetivos.

Esqueça o "eu acho". "Achismo" não tem lugar no campo profissional. Emita sua opinião se estiver convicto dela. Caso contrário, prefira não opinar... Informe-se, estude melhor o caso e posteriormente dê sua opinião com convicção.


Uma boa dica para você é: ler, ler muito. Isto melhorá o seu vocabulário.

Busque melhorar ao máximo a sua comunicação e isto o ajudará muito no seu sucesso  profissional.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Começo, meio e fim

Uma reclamação constante que ouço de meus clientes é sobre a falta de continuidade em alguns processos dentro das empresas. É o que chamamos de "rastreamento". Um cliente que liga pedindo informações sobre seu pedido que ainda não foi entregue... outra ligação pedindo referencias de um ex-funcionário... informações internas sobre cada lote de fabricação de um produto e respectivo histórico... informações sobre os atendimentos telefônicos ou mesmo emails trocados com os clientes e fornecedores... histórico de ocorrências com funcionários...

Cada vez que se faz necessário uma informação relativa à um histórico sobre um processo ou sobre alguma pessoa, começa uma verdadeira peregrinação dentro da empresa, causando estresse entre os envolvidos, tempo perdido e imprecisão.

Isto gera custos e prejuízos nunca considerados pelos gestores. Ter informações rápidas e precisas é imprescindível para o bom andamento de qualquer negócio.

Podemos citar, como bons exemplos, as seguintes informações: contas correntes financeiro com clientes e fornecedores; histórico de compra e venda de produtos e serviços; registro das reclamações feitas por telefone;  desempenho de cada funcionário ao longo dos meses, registrando fatos relevantes; a "vida" de um pedido desde sua entrada, passando pelo processo de fabricação, registro de ocorrências, mudanças no projeto e/ou pedido, expedição, chegada ao cliente e finalizando com o pós venda; registro das manutenções preventivas, preditivas e corretivas em todo tipo de equipamento, inclusive computadores, ar-condicionado e veículos; registro de cursos, palestras e afins, que cada funcionário participou.

Devemos pensar num sistema informatizado que receba esta gama de dados, os quais deverão ter fácil acesso (com uso de senha e registrando "quem" os gerou e "quem" os acessou), para que estes dados possam nos gerar benefícios.

Tenho visto casos em clientes que recebem um pedido para fabricar um produto. Alguns dias depois o cliente solicita alguma alteração, a qual é registrada em outro local e às vezes nem é registrada. O pedido é entregue de acordo com as condições iniciais e o cliente fica insatisfeito, devolvendo o produto.

Estes registros precisam ser muito bem planejados entre o programador projetista do sistema e toda a equipe envolvida em cada área que se deseja registrar os eventos. É um sistema que não deve ser "remendado" como uma colcha de retalhos. Precisa nascer robusto, rápido e confiável. Exemplos: você precisa de um funcionário que tenha o Curso de Segurança do Trabalho. Sai a campo procurando um para contratar e não sabe que em sua própria empresa já tem alguém do escritório que possui o curso; um veículo da empresa que tenha vários em sua frota, que tenha feito um serviço grande de manutenção, com garantia de 6 meses, apresenta defeito  dentro da garantia e você manda para consertar em outra oficina (parece improvável, mas isto ocorre com grande frequência por falta de apontamentos). Isto também ocorre com equipamentos da produção e computadores. 

Se uma reclamação feita por um cliente, fica simplesmente perdida aguardando solução com o cliente já cansado de cobrar e sem ter nenhuma resposta aceitável, certamente você o perderá e muitas vezes nem saberá que o perdeu.

Estas considerações, faço para sua reflexão sobre o assunto tão sério quanto complexo, para que você possa organizar devidamente cada processo de sua empresa, garantindo que todos tenham  um "começo, meio e fim" bem registrados e controlados.
Até o próximo artigo. Sucesso!

Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br