Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Você está preparado para crescer ?

Quase que diariamente ouvimos dos empreendedores (comércio, indústria e prestação de serviços) algumas das frases abaixo ou algo parecido:

"Neste ano quero crescer 10%"

"Quero triplicar de tamanho"

Estas e outras frases com a mesma conotação: desejo enorme que o empreendedor tem de crescer. Também sou "convocado" por meus clientes já nas primeiras visitas "a fazê-los crescer".

a-) Crescer como? Para “cima” ? Em alguns casos são obrigados a crescer "para baixo" ou seja, “encolher” para poder ficar mais sadios.

b-) Crescer quanto ? Com base em quais dados e em que tipo de análise?

c-) Crescer inovando ou mantendo o mesmo foco, apenas aprimorando o que existe ?

d-) A equipe atual está preparada para planejar e implantar o crescimento desejado?   O planejamento feito inclui todas as condições necessárias para eventualmente receber novos colaboradores ?

Crescer desordenadamente, sem um planejamento adequado,  pode colocar em risco tudo o que foi construído até então. E o recomeço nem sempre é viável.

Acumulo ao longo desses anos algumas experiências interessantes:

Clientes que trabalham distribuindo uma determinada marca de produtos e são convidados pela concorrência a distribuir os dela.

Outros que recebem proposta para distribuir um produto complementar ao que já distribuem e vêem nisto uma oportunidade de crescimento.

Há os que desejam unir suas forças, seus negócios, para tentarem juntos crescer, desejando que o todo seja maior que a soma das partes.

Posso afirmar que na grande maioria das consultas sou obrigado a dizer: "Você não está em condições de crescer. Terá que se adequar totalmente, criar controles, sistemática, logística para poder crescer sadio; senão o crescimento vai ser doentio e você ficará muito pior do que se continuar desse tamanho."

Inicialmente vamos precisar definir onde estamos e onde desejamos e podemos chegar, buscando todas informações necessárias para definirmos, com a maior exatidão possível, todos os requisitos e meios para alcançar nossos objetivos .

Depois, formar líderes capazes de conduzir a transformação necessária. Para isto é preciso modificar a forma de cada um enxergar o negócio em si e enfatizar como cada um deverá agir para que se possa manter equipes eficientes de trabalho.

Posteriormente criar a metodologia, os controles, a logística necessária, os padrões de qualidade, os pontos de conferência (checagem), os fatores de correção, o acompanhamento e a medição dos resultados de cada período (semanal, quinzenal, mensal, anual) para avaliarmos se estamos no rumo correto, introduzindo rapidamente as ações corretivas, quando requeridas.

Crescer é importante, mas precisamos fazer isto de forma ordenada, bem estudada e muito bem executada. Oportunidades possíveis:

Mudar radicalmente de ramo
Manter o ramo atual e paralelamente abrir algo em outro ramo
Abrir filiais ou escritórios em outros locais
Abrir franquias de seu negócio
Fechar filiais ou escritórios
Encolher o negócio

Qualquer que seja o seu ramo de atuação é necessário que você tenha um bom histórico de anotações e controles para a tomada de decisões. Um consultor externo, experiente e confiável, poderá ajudá-lo a criar um projeto de expansão de negócios viável, realístico e adequado às suas atuais pretensões e recursos.

Boa semana. Bons negócios.


Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br