Área de Atuação

Organização Geral, Redução de Custos, Sistemas de Controles Informatizados em Todas as Áreas, Normatização das Operações da Empresa, Aumento de Produtividade, Padronização para Estabelecimento de Metas e Avaliação de Resultados, Padronização e Otimização na Contratação de Pessoas, Melhorias no Fluxo de Caixa, Administração de Frotas, Otimizações em Vendas, Treinamento Interno e Palestras nos Temas: Atendimento e Postura Profissional, Melhor Comunicação, Formação de Líderes, Administração do Tempo.

Fazendo Contato

Contato...

Email: tavareslima@terra.com.br

Fone/Whatsapp: (17) 996 016 659

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Simplificando...

  1. Se VOCÊ abriu, feche.
  2. Se acendeu, apague.
  3. Se ligou, desligue.
  4. Se derrubou, arrume.
  5. Se sujou, limpe.
  6. Se está usando algo, trate-o com carinho.
  7. Se quebrou, conserte.
  8. Se não sabe consertar, chame alguém para fazê-lo.
  9. Se for usar algo que não é da sua seção, peça licença.
  10. Se pediu emprestado, devolva, pague.
  11. Se levou, traga de volta.
  12. Se não sabe como funciona, não mexa.
  13. Se é de graça, não desperdice.
  14. Se não lhe diz respeito, não se intrometa.
  15. Se não sabe fazer melhor, não critique.
  16. Se não veio ajudar, não atrapalhe.
  17. Se prometeu, cumpra.
  18. Se ofendeu, desculpe-se.
  19. Se não lhe perguntaram, não dê palpite.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Certidões Negativas

Tanto as Empresas como também Pessoas Físicas (atualmente chamadas Pessoas Naturais) devem por hábito e de forma preventiva, emitir mensalmente uma Certidão Negativa Conjunta da Receita Federal, facilmente conseguida no site www.receita.fazenda.gov.br

Portanto, isto  vale tanto para o CNPJ como para o CPF. Além disto, as empresas deverão pedir à seus Contadores que emitam mensalmente outras Certidões Negativas (de caráter Municipal, Estadual e Federal), aquelas sem qualquer custo, e às encaminhe ao Gestor da Empresa para arquivamento. 

Se você deixar para emitir estas Certidões somente quando precisar, caso haja qualquer problema junto à um Órgão Oficial e a solução for demorada, certamente você terá prejuízos e também para solucionar o problema o custo será maior. Imagine por exemplo uma multa, que esteja lá para ser paga há 90 ou mais dias. Com esta sistemática (emissão mensal), na pior das hipóteses, o problema estará instalado por 29 dias e a solução será bem mais simples. 

Ao contratar funcionários, tenha também a sistemática de pedir Atestado de Bons Antecedentes e arquive-o na pasta do funcionário. 

Importante: Quase todas estas Certidões são gratuitas e emitidas via Internet. Basta apenas você sistematizar isto junto à seu Contador ou sua equipe. São pouquíssimas as Certidões cobradas e estas são emitidas nos próprios Órgãos.

Para as Certidões com valor cobrado pelos Órgãos emissores, recomendamos emitir uma a cada 6 meses para não gerar despesas desnecessárias para a sua empresa, mas também não deixarmos a coisa “correr solta” e um problema simples tornar-se enorme. Usemos sempre o bom senso.

Orientando o Orientador

A grande maioria das empresas possui escritórios de contabilidade orientando sobre a parte fiscal, contábil, folha de pagamento, custos dentre outras orientações. Os escritórios também realizam tarefas muitas vezes burocráticas, como geração de guias e arquivos exigidos pela legislação vigente, diga-se: legislação complexa e trabalhosa para ser atendida em sua íntegra. Mas na maior parte do tempo, o que tenho assistido é um “desconforto” por parte do cliente que se diz insatisfeito com o escritório, com seu Contador e respectiva equipe. Na prática, temos feito o papel de mediador e chamado o Contador para uma conversa aberta entre Contador e Empresário, onde sejam colocadas as “insatisfações” e temos obtido quase 100% de êxito nesta tarefa.

O que encontramos normalmente: 

a-) falta de preparo do Empresário em “saber pedir” o que deseja

b-) falta de um contrato formal entre as partes   

c-) falta de estabelecimento de regras claras que atribuam à cada parte  as suas obrigações  (o Empresário também tem obrigações para com o Escritório de Contabilidade e muitas vezes entende que tudo é para ser feito pelo Contador)  

d-) falta de aproximação das duas equipes (Escritório e Empresa)  gerando animosidade gratuita  

e-) visão errônea de que tudo se pode fazer e depois o Contador “acerta”

f-) morosidade nas respostas e também na solução de problemas por parte do Escritório de Contabilidade  

g-) morosidade da Empresa na entrega de documentos à Contabilidade 

h-) deixar os problemas acumularem, aumentando a área de atrito entre as partes 

 i-) falta da prática sadia de uma reunião de coordenação mensal, mesmo que tenha que ser muito rápida, mas deverá ser objetiva, entre Contador e Empresário (ou seus prepostos)        

 j-) falta de treinamento das equipes de ambas as partes  (muitas vezes o Contador tem uma excelente equipe técnica e péssima no trato com o cliente e este, por sua vez, tem uma equipe  que não sabe tratar adequadamente os prestadores de serviços).

k-) falta de busca constante de soluções (contidas na própria legislação)  por parte do Contador, que acomoda-se e acaba apenas “fazendo o dia-a-dia” e esquece-se de sua principal função que é orientar e otimizar a parte fiscal e contábil de seu cliente 

l-) excesso de arbitrariedades fiscais, contábeis e financeiras, praticadas pelo Empresário deixando o Contador em situação delicada (último a saber)           

m-) omissão de fatos importantes (contábeis, fiscais, financeiros) pelas duas partes, colocando a Empresa em risco desnecessário.

Resumindo: seu Contador e respectiva equipe precisam ser constantemente envolvidos com você e sua equipe, num clima profissional e saudável, onde todos possam encontrar as melhores soluções, trabalhando sempre de forma preventiva (evitando problemas nas suas áreas de atuação). Quando problemas não puderem ser evitados, as ações corretivas deverão ser analisadas e efetivadas com urgência,  através do trabalho conjunto das duas equipes. Dê o primeiro passo: chame seu Contador e o Supervisor da equipe de sua empresa  para uma reunião inicial de coordenação dessa nova fase de relacionamento.
Abaixo mostramos os principais impostos aplicados no Brasil:

Federais

- IR (Imposto de Renda) - Imposto sobre a renda de qualquer natureza. No caso de salários, este imposto é descontado direto na fonte.

- IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.

- IOF - Imposto sobre Operações Financeiras (Crédito, Operações de Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários).

- ITR - Imposto Territorial Rural (aplicado em propriedades rurais). 

Estaduais

- ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

- IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (carros, motos, caminhões)

Municipais

- IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (sobre terrenos, apartamentos, casas, prédios comerciais)

- ITBI - Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens e Imóveis e de Direitos Reais a eles relativos

- ISS - Impostos Sobre Serviços

IMPORTANTE: Entre no link abaixo para conhecer os percentuais de incidência de cada imposto de acordo com o Regime Tributário de sua Empresa:
www.ncnet.com.br/contabil/tabelas/tabsimples.html

Estou aqui para ajudá-los a conseguir um ótimo entrosamento entre as partes envolvidas, propiciando assim melhores resultados à empresa.  Terei o maior prazer em atendê-los.

Localização

Rua 9 de Julho, 1987 - Centro
Mirassol - SP - CEP 15130-000
Telefone Comercial: (0 xx 17) 2122 1151
Celular e Whatsapp: (0 xx 17) 996 016 659 (OI)

e-mail: tavareslima@terra.com.br